Sunday, March 4, 2007

Ruy de Carvalho - figura ilustre no desempenho de interpretações


Que HONRA! Aqui deixo os meus Parabéns a este grande actor... SENHOR DE PORTUGAL e dos PORTUGUESES!


Na passada semana, a FNAC promoveu a apresentação do livro acerca do actor português Ruy de Carvalho. Embora o livro não fosse escrito pelo actor, tão acarinhado pelo público em geral, este não deixou de estar presente no lançamento. Tito Lívio, que já tinha, anteriormente, entrevistado, enquanto jornalista, Ruy de Carvalho, propôs a realização de uma biografia sobre o actor e assim a redigiu e elaborou até ao resultado que podemos encontrar em grande parte das livrarias portuguesas.
Após a apresentação que coube ao autor Tito Lívio, Ruy de Carvalho começou por elogiar as terras do norte do país, tal como, o teatro experimental feito no Porto. Todos os presentes mostravam-se interessados no recinto, uma vez que, era do conhecimento de todos, aquele actor que, para além de nos dar um maravilhoso registo nos teatros e cinema português, entra em nossas casas através de interpretações do melhor que se tem visto no nosso país, e que nos adquire prestígio.
Várias questões foram levantadas acerca do teatro na Invicta e regiões limítrofes, às quais Ruy de Carvalho se limitou a dizer que tem feito muito para que se fomente o teatro amador e que tem batido em muitas portas, que são verdadeiros muros culturais, como ele próprio afirma. Ainda referente ao teatro, Ruy de Carvalho salienta que, quando há teatro precisamos de ver sempre se gostamos, não nos podemos basear no que os outros dizem; e procede incitando à presença do público nos teatros e nas peças relevando a sua importância Sem vocês não é nada, é apenas um ensaio.
Uma das perguntas que coloquei, pois considero como sendo aquela que suscita maior interesse foi, qual o segredo para que, ao longo de todos estes anos, o Ruy de Carvalho consiga cativar público/pessoas das mais variadas faixas etárias. O actor português, prontamente, respondeu à questão É preciso gostar-se daquilo que se faz, pode-se não conseguir fazer, mas desde que o público sinta... porque o público sente quando um trabalho é feito com amor, feito para os servir. E o meu trabalho é sempre esse, é para servir aqueles que me vêem. Penso sempre nas pessoas que me vêem e, portanto, mantenho sempre esse espírito desde que comecei, que é tentar fazer sempre o melhor que sei e posso; se não faço mais é porque não posso.(...) Os meus colegas novos fazem sempre o favor de me ensinar alguma coisa. Aprendo muito com eles, porque vocês têm uma coisa maravilhosa que é o sonho que, juntamente com a nossa experiência, resulta numa mistura da qual ficamos a ganhar muito. Evoluímos no nosso trabalho. Sinto-me à vontade a trabalhar com os novos porque já trabalhei com os antigos. Trabalhei com muitos actores dos antigos e dos novos que já os misturo a todos. Não separo nenhum porque cada um de nós tem uma criança em si, e nunca mais cresce nem morre. E eu tenho esse miúdo cá dentro.
Segundo Tito Lívio, que intervém completando o que Ruy disse, o segredo é o facto de o Ruy querer sempre dar ao público o melhor de si mesmo, quer em televisão, cinema ou teatro.
Ruy de Carvalho acarreta já um grande esforço devido aos longos anos de desempenho da actividade. Já diversas são as peças de teatro, distintas as participações televisivas (séries, telenovelas, representação em programas...), não esquecendo o cinema, que talvez ressalte com menor intensidade na sua carreira repleta de emoções. Como não poderia deixar de ser, os prémios e as distinções advieram de tudo o que ele fez enquanto actor efectivo quer no palco quer na vida.
“Ruy de Carvalho: Um actor no palco da vida” título atribuído ao livro de Tito Lívio promete ser um grande marco na história do teatro português, de forma a que todos possam ter acesso a parte da vida desta surpreendente figura do teatro, cinema e televisão portuguesa.




Anabela da Silva Maganinho



PS. Este artigo foi escrito no ano passado

No comments: