Sunday, April 20, 2008

Equipa do mar na linha d’agua

O Leixões empatou, hoje, no Estádio do Mar, a zero com o Estrela da Amadora, um resultado que empurrou a formação de Matosinhos para baixo da linha de água.
O primeiro minuto da partida fez anotar uma grande defesa de Jorge Baptista. O Leixões mostra-se um pouco nervoso, por entre lances de maior atrapalhação entre os jogadores. Jorge Gonçalves, que se tem mostrado menos produtivo nos últimos encontros, pontapeia de lado para a baliza, mas a bola sai por cima da baliza de Nelson. Sem Beto à baliza, por lesão, o Leixões começa o ataque frente ao Estrela por Diogo Valente e Paulo Machado que remata ao lado das redes. O mesmo jogador acaba por efectuar um lance de perigo três minutos depois (6’) com passe para Diogo Valente que se posiciona em disputa de bola com Rui Duarte. O Estrela vai tentando o controlo de bola a meio-campo; contudo, a eficácia na progressão não é conseguida. Maurício cria um instante mais apertado para a formação do mar quando bate por cima a bola para defesa de Jorge Baptista. Aos 16 minutos, Paulo Machado cobra o livre a favor do Leixões só que o lance não é feliz para a turma de António Pinto. O Estrela aproveita com contra-ataque por Rui Duarte que é travado por Nuno Silva. A cartolina amarela é mostrada por Lucílio Baptista e o Estrela comanda os lances subsequentes. Mateus é o protagonista do livre, Fernando auxilia e Anselmo acaba por rematar ao lado. O jogo volta ao meio-campo ainda que o Leixões tente a ofensiva. Uma coordenação de passes é concebida por Mateus, N’Diaye e Anselmo, que acaba por falhar na finalização.
A melhor jogada surge ao minuto 35 pelo lado do Leixões. Sprint horizontal de Paulo Machado, passe a Jorge Gonçalves para Hugo Morais rematar com pouca força para as mãos de Nelson. O Leixões e o Estrela mantém-se equilibrados nos minutos finais antes da descida aos balneários.
Na segunda parte, Rui Duarte continua os lances ofensivos; contudo, o Leixões não se deixa ficar e, por intermédio de Filipe Oliveira, que passa para Paulo Machado só que a hesitação de Jorge Gonçalves na altura do remate não evitam a defesa do guardião do Estrela.
Ao minuto 58 grita-se golo no Estádio do Mar só que a bola não entrou nas redes do lado. Por escassos milímetros o golo não é feito por Jorge Gonçalves. O Leixões tenta atacar mais; porém, o Estrela da Amadora jogava sempre para ganhar. António Pinto procede às alterações na sua equipa com a saída de Paulo Machado, um acto que exalta os ânimos, visto que estava a ser o melhor jogador em campo. Diogo Valente mostrava cansaço ao longo desta segunda parte e António Pinto considerou a saída do lateral para fazer entrar Nwoko. O maltês consegue enquadrar-se no esquema de jogo e ataca junto com os colegas de equipa ainda que não muito além do meio-campo. O Estrela volta ao ataque sem concretização. Ao minuto 39 é a vez do lance que suscita dúvidas, Roberto vai na direcção da baliza de Nelson, lançado para o golo, e parece ser tocado pelo jogador do Estrela. Lucílio Baptista manda seguir a partida, nada assinala.
Em cima do final do tempo regulamentar a confusão instala-se na pequena área de Nelson. Pedro Cervantes bate o canto, João Moreira vai à bola e esteve perto de marcar e vários jogadores tentam o remate, mas Nelson já estava caído na baliza.
O Leixões não consegue mais do que a divisão de pontos o que lhe assegura a permanência abaixo da linha de água a um ponto do Paços de Ferreira que empatou, também hoje, mas a duas bolas com a Naval.



Cartões
amarelos
17’ Nuno Silva (Leixões SC)
29’ Diogo Valente (Leixões SC)
42’ Jorge Gonçalves (Leixões SC)
45+1’ Hélder Cabral (Estrela da Amadora)
49’ Rui Duarte (Estrela da Amadora)
76’ N’ Diaye (Estrela da Amadora)
88’ Mateus (Estrela da Amadora)


Substituições
59’ substituição do Estrela da Amadora sai Mendonça entra Pedro Pereira
65’ substituição do Leixões sai Paulo Machado entra Pedro Cervantes
72’ substituição do Leixões sai Diogo Valente entra Nwoko
78’ substituição do Estrela da Amadora sai N’Diaye entra Nuno Viveiros
81’ substituição do Leixões sai Filipe Oliveira entra João Moreira


A figura

Mateus

e Rui Duarte

Anabela da Silva Maganinho

No comments: