Sunday, April 20, 2008

As viagens da literatura

Jorge Sousa Braga, Isabel de Nóbrega, Marcelo Correia Ribeiro, Pedro Mota e Gonçalo Cadilhe

O ciclo de conferências "Literatura em Viagem" abriu portas, hoje, na Biblioteca Florbela Espanca, em Matosinhos, com a mesa "Viajar é perder países".
Com moderação de Marcelo Correia Ribeiro, Gonçalo Cadilhe e Jorge Sousa Braga, não obstante à presença de Isabel da Nóbrega e de Pedro Mota, revelaram a perspectiva das viagens. Viagens essas "cujos pontos de partida e de chegada não são necessariamente coincidentes", de acordo com Jorge Sousa Braga.
Efectivamente, as viagens não tem de ser um espaço transcorrido, ou um espaço de perda, e por isso Gonçalo Cadilhe referiu-se um pouco ao sentimento que daí suscita. O jornalista independente chamou à atenção que "não é o facto fazer colecção de países que é relevante, todavia, "a necessidade de regressar a outros países, mas com outra idade". "Chego a um sítio onde já estive e compreendo o que o tempo fez de mim desde a última vez", explica Gonçalo.
Uma mesa que teve passagens pela carta de Pero Vaz de Caminha e que evidenciou o dito «nada de perde, nada se ganha, tudo se transforma».
Anabela da Silva Maganinho

No comments: