Monday, April 7, 2008

Deslize pela água



O Leixões perdeu, hoje, com o Belenenses (2-1), num jogo em que a equipa de Matosinhos falhou dois penalties.
O primeiro remate da partida ficou a cargo da formação de Belém e só três minutos depois é que o Leixões consegue chegar à baliza de Júlio César, mas falha na concretização. No minuto subsequente (5’), a equipa de António Pinto tenta um remate que assusta o guardião adversário.
Decorria o primeiro quarto de hora quando o Leixões chega ao golo; no entanto, o tento é invalidado por causa do lance ter resultado de uma mão na bola. Vieirinha, que já se vinha a destacar no encontro, faz um sprint pela auto-estrada que se abre no meio campo do Belenenses, até ao momento em que Rodrigo Alvim o trava. O Leixões comanda estes últimos cinco minutos e eis que ao minuto 20 Roberto acerca a pequena área, só que não consegue mais do que um passe para o colega de equipa. Vieirinha volta a brilhar (24’) com um lance de corrida que Jorge Gonçalves não sabe aproveitar da melhor maneira. Os minutos que se seguiram ficaram no domínio da formação comandada por Jorge Jesus (o treinador estava incessante nas orientações aos seus atletas ao longo de todo o encontro). O Belenenses tenta o remate ao minuto 25; porém, desta vez, a defensiva leixonense, nomeadamente Nuno Silva, não permite que o ataque prossiga.
O primeiro golo do jogo surge perto do minuto 30 por intermédio de Weldon. Consequência de ressalto o camisola 7 consegue colocar a formação de Belém na frente do marcador.
A chuva forte começa, no Estádio do Mar, e o Leixões ataca, mas não por muito tempo. Jorge Gonçalves, na sequência de uma falta, fica caído no relvado e o árbitro não pára a partida. O jogador do Leixões fica imóvel e é então que Cosme Machado interrompe o jogo. O Belenenses tentava a progressão no terreno e aos 34 minutos Rubén Amorim remata forte ao lado da baliza de Beto. Nem um minuto passava aquando de outro pontapé do Belenenses que conduz a bola ao poste. Um grande remate que nem no ressalto os atletas de Jesus conseguiram colocar a bola dentro. Até perto do final da primeira parte, a posse estava do lado da equipa visitante e o Leixões apenas conseguiu atacar por entre um remate de Jorge Gonçalves que passa a milímetros da baliza de Júlio César. Em cima do tempo de descontos uma mão do jogador do Belenenses fica por assinalar após um lance protagonizado por Filipe Oliveira.
Na subida ao relvado para o segundo tempo, António Pinto procede à alteração na equipa com a entrada de Paulo Machado para o lugar de Castanheira. O Belenenses entra com lances de controlo de bola, para fazer abrir o jogo e não dá grande hipótese do Leixões tomar a ofensiva. Ainda assim Vieirinha e Jorge Gonçalves vão tentando os remates à média distância, mas sem qualquer sucesso. A equipa de Jorge Jesus muda de táctica e coloca-se à defesa. Com a entrada de Diogo Valente (52’), resultado da saída de Vieirinha, a defesa intensifica-se nos azuis, sendo visível que os jogadores não passavam do meio campo. Apesar dessa constatação, a formação de Belém chega ao segundo golo sem possibilidade de defesa para Beto. Logo a seguir Roberto avança para o ataque, todavia, opta por fintar o defesa do Restelo ao invés de lutar por um remate. O ataque do Leixões mostrou-se debilitado nas oportunidades fulgurantes para o golo.
Jesus começa as substituições ao colocar no terreno Cândido Costa. Vê-se mais Belenenses no domínio. Ao insistir no contra-ataque e no drible de bola, os azuis conseguem progredir no terreno.
O Leixões insiste por cabeceamento de Roberto sem grandes preocupações para Júlio César que ampara. Com aproximadamente 15 minutos para o final da partida, Paulo Machado remata forte por cima da baliza. E é Paulo Machado quem altera o marcador ao minuto 79. Num remate de meia distância, o camisola 6 tira a bola, corre e coloca-se de pronto a fazer a bola entrar. Júlio César, que tinha sido anteriormente advertido por demorar a lançar a bola, demora muito a lançar a bola e é-lhe atribuída a cartolina amarela.
A cinco minutos do fim, Diogo Valente passa Cândido Costa rumo ao ataque, mas o jogador de Belém acaba por puxar a camisola do adversário. O penalty é cobrado por Roberto que atira a bola para o lado que o guarda-redes viria a defender. O resultado continuava a dar vantagem à formação do Restelo. Já no minuto 90’, nova grande penalidade é assinalada a favor da equipa do mar. Paulo Machado remata de longe e Roberto parece ter sido puxado por Júlio César. Jaime vai para a marca e na ilusão de um chapéu falha o segundo penalty.
Um jogo a contar para a 25ª jornada da Bwin que atribui três pontos ao Belenenses e coloca, assim, o plantel de Jesus na corrida pelas competições europeias. Quanto ao Leixões permanece com a mesma pontuação a dois pontos do Paços de Ferreira.


Cartões
amarelos
16’ Roberto (Leixões SC)
23’ Silas (CF Belenenses)
40’ Amaral (CF Belenenses)
70’ Rafael Bastos (CF Belenenses)
82’ Cândido Costa (CF Belenenses)

Substituição

45’ substituição do Leixões – Paulo Machado entra e sai Castanheira
52’ substituição do Leixões – Diogo Valente entra e sai Vieirinha
56’ substituição do Belenenses – entra Cândido Costa e sai Amaral
62’ substituição do Belenenses – entra Rafael Bastos e sai Roncatto
66’ substituição do Leixões – entra Jaime e sai Nuno Amaro
78’ substituição do Belenenses – entra Evandro sai Silas

Golos
29’ Weldon (CF Belenenses)
52’ Weldon
79’ Paulo Machado (Leixões)


A figura
Weldon

imagem extraída de http://belenenses.blogspot.com



Anabela da Silva Maganinho

No comments: