Wednesday, July 18, 2007

Dan Mcalister - Impressionismo expresso na música britânica

Ja foi há algum tempo, mas foi um bom trabalho de equipa.

Dan Mcalister, músico e compositor, veio a Portugal para promover o seu mais recente álbum a solo “10 Piano Songs”. O Cd foi gravado em 2005, revelando uma fase de criatividade inspirada no estilo impressionista.
Oriundo de Birmingham, em Inglaterra, Dan interpreta as suas músicas de forma real e descreve o seu trabalho como uma paixão.
Redige as músicas e, na entrevista exclusiva ao Superior, Dan explica como a base da sua inspiração é a “Vida. O que eu quero das minhas músicas é a verdade, o real. Penso que é aquilo que todos os artistas realmente procuram. Não sei se o estou a fazer da maneira mais correcta, mas é como as coisas realmente são, quando estou sentado perante/perto de algo. Tal como o impressionismo. Adoro o som das palavras, as texturas e as cores. Nas minhas palavras prefiro pintar texturas e cores do que atribuir-lhes determinado significado. Penso que estou a tentar dizer algo, contudo, nunca me sai da maneira mais correcta.”.
A música de Dan Mcalister não é fácil ser definida. Ele mesmo depara-se com essa dificuldade; todavia, “chamo-lhe expressionista/impressionismo”. Ficaremos a pensar se será uma espécie de música clássica. Este solista esclarece mencionando as suas principais referências musicais “As minhas influências são Jimmy Hendrix e The Doors. Sim, é uma grande influência a musica clássica”.
No Porto, onde esteve a divulgar o seu trabalho, surpreendeu muitos dos presentes através da criação de um clima distinto daquele que normalmente se faz por terras lusas, apenas acompanhado por um piano.
Canta desde o seu primeiro ou segundo ano de vida, embora só começasse efectivamente a cantar e a escrever as suas próprias músicas com cerca de 13/14 anos.
Acerca do seu trabalho, Dan confessa que é “A minha paixão. Adoro o piano. É ele a minha principal influência. Olho para as palavras, que não rimam necessariamente, de forma a apropriar-lhes à música. Não num sentido comercial, mas fazendo as músicas como poesia.”.
Quanto a projectos, Dan falou-nos um pouco do que está a fazer e do gosto por esta nova fase da sua carreira “No momento, estou a concentrar-me neste projecto que comecei. Estava numa banda que tinha contrato com a Universal de Inglaterra. Conheci a minha namorada, deixei a banda e vim para cá. Não estava satisfeito com o que estávamos a fazer. Tínhamos escrito imensas músicas e as que escolhemos eram, sobretudo comerciais, o que não nos fazia sentir à vontade. Então, estou a gostar muito disto. Quis actuar com um pequeno grupo, não uma banda rock; porém, poder tocar um som rock com o piano e, provavelmente, com um baterista e um baixista.”.
Ainda no início de carreira a solo, o seu talento é evidente. Ouvir as suas músicas incita-nos a imaginação e a visualização de diferentes espaços. Os sucessos de Dan Mcalister já estão disponíveis, resta-nos esperar pelo êxito deste músico que enriquece o panorama musical.



Anabela da Silva Maganinho

Com a colaboração de Paulo Galante
( aluno da Faculdade de Letras da Universidade do Porto)

No comments: