Sunday, May 18, 2008

Vitória até ao minuto do empate



O Freixieiro empatou ontem a quatro golos frente ao Belenenses, num desafio entre primeiro e terceiro classificados, num jogo a contar para a 26ª jornada da Liga Futsagres.
O Freixieiro entra bem em campo com um ataque furtivo que acabou por baixar a defesa do Belenenses. Júlio estreia o marcador passados 10 segundos do início da partida. O lance começa em Israel, que passa para Nené e Marcelinho não consegue tirar a bola. Passe para Júlio, recepção de Israel e Wilson cruza para Júlio que aparece do lado esquerdo e remata forte assinalando o primeiro golo para o Freixieiro.
O Belenenses tenta colocar-se em posição de igualdade. Júlio faz falta sobre Diego e ao cobrar perto da linha de canto, o Belenenses tem a primeira oportunidade com o remate de Jardel contra a defesa do Freixieiro. A equipa visitante insiste na posse de bola, mas não por muito tempo, porque o Freixieiro recupera a bola. Aos dois minutos, Wilson recebe a bola de Israel, batida anteriormente por Nené e com o passe a Júlio quase consegue o segundo. A formação de Belém tenta pegar no jogo; contudo, a equipa de Joaquim Brito aposta bem tanto na ofensiva como na defensiva. Perto do minuto três, após a batida da lateral, Marcelinho tenta o golo em frente a Roque, no entanto, o guarda-redes ampara a bola e nem à segunda ele consegue o golo.
Wilson foi abrilhantando o jogo com um «bailinho» de fintas e os jogadores do Belenenses não conseguiam parar o camisola 11.
6’ decorriam sobre o primeiro tempo quando Jardel passa a Japa que remata de longe ao lado da baliza de Roque, por falta de visão de Diego que não chega ao lance. O jogo foi-se mantendo equilibrado, com oportunidades de golo para cada lado e eis que o dois a zero estava feito. No ressalto da equipa do Belenenses, a bola vem parar aos pés de Júlio que conduz a bola ao longo do campo até ao remate por cima das mãos de Marcão.
O jogo permanece competitivo, ainda que a equipa da casa se mostrasse mais ofensiva e eficaz. O Belenenses não tenta avançar muito, ficando-se pelo controlo de bola que efectua o primeiro golo do Belenenses por intermédio de Marcelinho que passa para Max e é Jardel quem marca sem que Wilson consiga a defesa. O mesmo jogador – Wilson – tenta o remate segundos depois, mas sem grande sucesso.
O Belenenses queria mostrar a superioridade na classificativa, uma vez que esse facto não se estava a revelar em jogo, a equipa de Alípio Matos perdia mais facilmente a bola.
A dois minutos do fim do primeiro tempo, Wilson assusta. Recupera a bola da equipa do Belenenses e, num remate de meio campo, passa ao lado das redes por escassos milímetros. No minuto final do primeiro tempo, Israel tem oportunidade, mas o remate vai ao poste. Nené recupera a bola e através de um sprint, passa a Wilson que cruza para Israel e cabeceia. Faltavam 25seg para o apito e o guarda-redes Marcão vem ao meio campo na tentativa de ajudar os colegas na ofensiva. O guardião dos azuis remata ao lado das redes.
A subida ao campo após o período de descanso traz um Belenenses a atacar mais e uma nova oportunidade para Israel. Júlio efectua o passe para Wilson contra a defensiva de Belém, entra Israel com o remate de pouca força.
Aos 34’, o segundo golo da equipa de Matosinhos chegava. Marcelinho não consegue tirar bola a Wilson que faz o passe para Júlio. O número 6 pontapeia da linha de baliza de Roque para Nené, todavia, é Marcelinho quem faz de cabeça no ressalto o auto-golo.
Uma nova motivação faz o Freixieiro atacar, perante um Belenenses com pouca eficácia.
A meia hora estava a passar e o golo do Belenenses estava aí. Nené remata desajeitado e em contra-ataque da formação de Belém, Max faz o golo ao contornar Israel e a bater a bola em Júlio. O Belenenses progride no terreno de jogo e falha oportunidade (31’). Falta para Cardinal. Mate bate o livre e Jardel falha. O minuto seguinte era comandado pelo Freixieiro ao operar a defensiva apertada, o Belenenses está na área no controlo de bola. Ivan intercepta o lance de Diego e passa a Cardinal que finta o mesmo e dá a bola a Ivan. A bola choca no poste do lado direito. Aos 34’, o Freixieiro ataca mais. Ivan consegue a bola da defensiva, Cardinal leva e finta dois jogadores do Belenenses e faz o golo (4-2).
Os azuis pressionam e fecham na ofensiva. O Freixieiro apenas se concentra na defesa. Controlo de bola, Marcão volta ver-se no meio campo, bola com o Belenenses
até aos dois minutos finais. O Freixieiro tem oportunidade: falta de Marcão sobre Júlio. O livre é batido por Cardinal remate de Wilson muito ao lado. O Belenenses fecha novamente e verifica-se alguma descoordenação na equipa do Freixo.
O 4-3 surge a um minuto e meio do término. Marcelinho bate, Marcão leva, finta Wilson passa por Cadinal até Japa. O jogador de Belém finta Ivan no passe para Jardel e Japa pontapeia conseguindo chegar ao golo.
Continua a pressionar o Belensenses e outro golo vem poucos segundos depois por coordenação de passas por Japa e Marcão. Na passagem a Marcelinho, o número 4 manda um tento para as redes de Roque sem possibilidade de defesa. O quatro a quatro estava fixado.
O Freixieiro tenta ainda a vitória, mas a 9 segundos do final Japa cruza para Marcelinho e dá a sensação da bola ser interceptada pela mão de Ivan. Perante a confusão o árbitro do encontro acaba por decretar a bola ao ar.
Os pontos dividem-se pelas equipas e quem saiu vencedor acabou por ser o Benfica que, ao derrotar o Nogueirense, se colocou na liderança. Na próxima semana começam os play-offs e o Freixieiro vai defrontar o Olivais.


A equipa de Joaquim Brito alinhou de início com: Roque, na baliza, Nené, Júlio, Israel e Wilson.

A equipa de Alípio Matos alinhou de início com: Marcão, na baliza, Marcelinho, Caio Japa, Jardel e Diego.


Cartões amarelos:
33’ falta de Diego sobre Cardinal
38’ falta de Ivan na entrada sobre Marcelinho

A figura

Wilson


Japa


Anabela da Silva Maganinho

No comments: