Monday, May 12, 2008

Valeu Matosinhos



O Leixões somou mais uma derrota, desta vez frente ao Marítimo, por uma bola a zero, numa partida disputada no Estádio do Mar, a contar para a última jornada do campeonato nacional.
A equipa da casa é quem protagoniza o primeiro lance mais ofensivo, aos dois minutos, por intermédio de Jorge Gonçalves que recebe a bola com o peito, mas desperdiça ao rematar por cima da baliza. O tempo que se seguiu não deu maior posse de bola a nenhuma das equipas. O Marítimo consegue cobrar uma falta por Fábio Felício, três minutos depois, mas sem sucesso porque o bater do titular vai directo às mãos de Jorge Baptista. Do outro lado, Hugo Morais segue-se num canto que não bate a defesa da formação da Madeira. 13’ decorridos, Paulo Machado mostra a garra ao bater um livre na direcção de Marcos, sem conseguir abanar as redes, pois a defesa do Marítimo desvia para canto. Ao passar do quarto de hora os 8 mil presentes matosinhenses vibram com o golo… que não foi. O golo do Leixões apontado por Roberto é anulado por ser considerado em fora de jogo.



A onda chega ao Estádio do Mar e o jogo continua com alguma passividade por parte da equipa da casa que acabava por desvanecer nas terras insulares. Aos 27’, O Leixões tenta atacar com cortes do Marítimo, mas são os visitantes quem seguem no jogo e chegam ao remate pelo pé de Bruno Fogaça. No minuto subsequente vir-se-iam a saber notícias de Leiria. O Paços de Ferreira tinha chegado ao golo e a esperança dos adeptos do mar parecia suspensa. A falta sobre Jorge Gonçalves é cobrada por Paulo Machado que remata com pouca força para as mãos de Marcos. Mais um remate do Marítimo intimida a equipa de António Pinto. Wênio corre com a bola e remata por cima da barra. Até ao término da primeira parte, o Leixões tentava rebelar-se na defensiva do Marítimo. Mossoró trava Roberto na sequência de tirada de bola e acaba por ver a cartolina amarela. Uma oportunidade que Paulo Machado tenta aproveitar na cobrança de livre para Roberto, mas o avançado falha na concretização ao cabecear ao lado (34’).
Hugo Morais, que tem mostrado a boa forma nos últimos encontros, divide o lance com Nuno Diogo que acaba por sair também este ao lado. Roberto tenta, a cinco minutos do tempo de intervalo, colocar o Leixões à frente do marcador num cruzamento rente à linha de baliza; contudo, sem resultado uma vez que Jorge Gonçalves não consegue chegar ao desvio.
Após o período de descanso, China, Hugo Morais, Jorge Gonçalves e Paulo Machado conduzem os lances dos primeiros minutos da segunda parte. O Marítimo não pára e Márcio bate mais um tento por cima da baliza (55’). No entanto, o golo do Marítimo não tarda. Próximo do minuto 60 um lance entre Filipe Oliveira e Joel acaba por colocar o Marítimo na frente. Parecia que em nada ia dar para a defesa leixonense, mas a verdade é que quem aproveitou a falha de Nuno Diogo foi Márcio que desviou a bola para a baliza de Jorge Baptista. António Pinto faz entrar Vierinha, na tentativa de dinamizar o jogo, ao qual se segue a saída de Paulo Machado para descontentamento da massa associativa. Aos 65’ na sequência de um canto cobrado por Diogo Valente, Roberto atira mais uma vez por cima. Hugo Morais e Jorge Gonçalves vão na tentativa da finalização, conseguida e sem êxito, para a defesa de Marcos. Nos 10 minutos subsequentes o Leixões busca o empate e nem China consegue. Quase em cima dos 90’ o Marítimo quase chega ao golo; todavia, vê o tento anulado por fora de jogo. E nisto ouve-se o golo no Estádio do Mar: o Leiria igualava a partida frente ao Paços.
A partida estava a terminar, em Matosinhos, e nem por isso jogadores, equipa e adeptos arredaram pé. Esperava-se o resultado em Leiria. Um a um em Leiria concedeu a permanência do Leixões na primeira liga.


Amarelos
32’ Márcio Mossoró
69’ Hugo Morais
83’ Diogo Valente

Substituições
63’ substituição no Leixões: Nuno Diogo sai e entra Vieirinha
Paulo Machado sai e entra Diogo Valente
76’ substituição no Leixões: Hugo Morais sai e entra Pedro Cervantes
substituição no Marítimo: Tito sai e entra Adriano
87’ substituição no Marítimo: Wénio sai e entra Luís Olim
89’ substituição no Marítimo: Bruno Fogaça sai e entra André Pinto

A figura
Márcio Mossoró

foto extraída de www.zerozero.pt


A «máfia» afinou os cânticos perante oito mil leixonenses



E até as promessas valeram em dia de todas as decisões.



No final, os abraços foram o maior festejo


Anabela da Silva Maganinho

No comments: