Sunday, May 18, 2008

Timor a um pé de Moçambique




José Ribeiro, Leonardo Júnior e Barbedo Magalhães

Barbedo Magalhães apresentou o mais recente livro “Timor-Leste – interesses internacionais e actores locais”, na passada quinta-feira, no Espaço Moçambique.
A convite de Leonardo Júnior, presidente do Espaço, Barbedo Magalhães muniu-se dos três volumes que redigiu acerca de Timor-Leste, que está acompanhado de resumos – para que se consiga adquirir apenas um dos livros e não se perca o fio à meada – e de um cd para os admiradores das tecnologias.
“Sobre Timor-Leste, Portugal deve muito a Barbedo”, ressalta Leonardo Júnior na introdução, e pela consistência da escrita do autor este livro “é uma coisa que devia fazer parte de alguns manuais escolares”.
De acordo com o editor, José Ribeiro, “não há espectro da história recente que não seja aqui focado”, o que dá a consistência de um grande “apoio documental”.
O livro conta com a participação de dois colaboradores, sendo um australiano e outro indonésio. Um dado que “tem que ver com o papel que os dois ministros tiveram na invasão”, refere Barbedo. Numa discussão informal onde distintos temas contemporâneos foram expostos uma opinião ficou bem vincada pelo escritor ao dizer que “sempre achei que a guerra colonial fora uma guerra criminosa e estúpida”. Os anos decorrem, mas as opiniões e a lembrança permanece no intelecto e com isso não quer dizer que os direitos humanos estejam em primeiro lugar, ou seja, Barbedo assume que “nunca pus os direitos humanos per si em primeiro lugar”, porque são fundamentais “mas é preciso arranjar a maneira efectiva de os considerar”. O que o escritor pretende afirmar é que “para chegar aos direitos humanos é preciso encontrar soluções para eles” e não fazer de conta que são apenas mais um conjunto de enunciações.
Um livro, que se traduz num marco da história, com «estórias» desde a Segunda Guerra Mundial, situadas em Timor com uma envolvência muito mais abrangente para o Continente e para o Mundo.


Anabela da Silva Maganinho

No comments: