Saturday, March 1, 2008

Um ponto em cima



O Leixões somou mais um empate a duas bolas, desta vez frente à Académica, num jogo a contar para a 21ª jornada da Liga Bwin.
O encontro começou logo com um livre de Paulo Machado, consequência de uma falta sobre Roberto. O Leixões ainda não tinha assentado no jogo, mostrando algum nervosismo nos lances defensivos; no entanto, a equipa do mar conseguiu, aos 4’, um remate ao poste da baliza de Pedro Roma. Esta primeira parte ficaria marcada pela equipa de arbitragem comandada por Carlos Xistra onde dois penalties ficaram por assinalar à equipa do Leixões. A Académica ia tentando esgueirar-se por entre o meio campo, mas sem lances de finalização bem conseguidos.
O golo da equipa da casa chega com um penalty convertido por Roberto (16’).

Vítor Vinha faz falta sobre Jorge Gonçalves e foi o camisola 9 do Leixões quem assinalou o primeiro golo no marcador.
O remate certeiro da formação de Coimbra surge ao minuto 23 pelos pés de Joeano. Um a um no marcador a equipa de Matosinhos ainda não tinha achado o rumo na partida e assim continuou até ao final da primeira parte. A tentativa de lances ofensivos só se notou perto dos 45 quando a bola passa ao lado da baliza da Académica.
As equipas recolhem ao balneário e Carlos Brito faz modificações anotadas com a entrada de Joel para o lugar de Nuno Silva. O Leixões tenta jogadas de ataque e conquista o terreno com um remate que abana com a baliza de Pedro Roma.

A equipa da briosa não se deixa deslumbrar por entre lances mais bem finalizados e tenta a sua sorte nos ataques. Ao 62’ eis que chega o segundo golo da Académica, colocando assim a equipa de Domingos Paciência na frente do marcador. O Leixões começa a ver os três pontos a transcorrerem por águas paradas e com a entrada de Vierinha (63’) tenta o dinamismo. A Académica volta a acordar para o ataque; porém, os lances ofensivos não sentem repercussão (77’). Na altura de se deitarem os últimos cartuchos da partida, o Leixões perde o medo e começa a deitar para fora a essência que culmina com uma grande penalidade cobrada por Jorge Gonçalves. O Leixões chega à igualdade em cima do minuto 90 para desaire da equipa dos estudantes que se mantinham com superioridade no marcador.
Já no período de descontos, um livre nasce da falta sobre o Leixões e um lance semelhante ao anterior que acabou por determinar a grande penalidade voltou a acontecer. Tal como declarou Domingos Paciência no final do encontro “vou ver na televisão".


Este foi mais um jogo em que se prestou homenagem a Cabral Ferreira e, não obstante, se deixou a mensagem “não ao racismo”.




Cartões
amarelos
6' Filipe Oliveira (LSC)
17’ Vitor Vinha (AAC)
33' Pedrinho (AAC)
59’ Joeano (AAC)

80’ Paulo Sérgio (AAC)


Golo
16’ Penalty batido por Roberto (1-0)

23' Joeano (1-1)

62' Joeano (1-2)

90' Penalty cobreado por Jorge Gonçalves (2-2)

Substituição
46' substituição do Leixões Nuno Silva sai entra Joel

59’ substituição AAC sai Vítor Vinha entra Cleber
63’ substituição do leixões entra Vieirinha sai Hugo Morais
71’ substituição do Leixões sai Ezequias entra Pedro Cervantes (Ezequias bastante aplaudido pela massa associativa do clube de Matosinhos)
77’ substituição da AAC Joeano sai entra Miguel Pedro
81’ substituição da AAC Luís Aguiar sai entra Edgar

A figura
Paulo Machado



Anabela da Silva Maganinho

No comments: