Saturday, March 22, 2008

Jornada pelo título


O jogo grande da jornada realizou-se hoje, em Matosinhos, entre o Freixieiro e o Benfica do qual a equipa da casa saiu vencedora (7-5) e conseguiu somar três pontos.
O Freixieiro começou logo por controlar a posse de bola e o primeiro ataque surge no primeiro meio minuto da partida, altura em que o Benfica tentava recuperar a bola, mas sem sucesso. Ricardinho empregava o «bailinho» do seu drible; contudo, nada parecia abalar a formação da casa que estava disposta a vencer. Nada até à finta de Ricardinho sobre Miguel Mota que estreia o marcador para a equipa da Luz (18,24’). O Benfica ganha moral e sobe no terreno, defronte com a insistência do Freixieiro.
Decorridos nem 3 minutos sobre o início do encontro quando Miguel Mota, na sequência do canto de Israel, marca pelo Freixieiro e estabelece a igualdade (17,42’). A equipa da casa prossegue nos ataques quando Israel marca o canto de esquerdo, passe para Wilson e o segundo golo é conseguido. Em quatro remates que o Freixieiro tinha cumprido, dois resultaram em golo.
No que concerne a estatísticas, tudo parecia estar a favor da equipa de Matosinhos até aos primeiros 5 minutos quando um canto de Pedro Costa dá azo a Zé Maria meter a bola nas redes de Roque (2-2). O Benfica ruma ao ataque, todavia, a persistência do Freixieiro acaba por prevalecer nos passes. A equipa da casa opta por efectuar passes curtos, que revelavam serenidade e se contrapunham à impaciência e incessante vontade de marcar do Benfica. Nené tenta sempre a progressão e destaca-se mesmo aquando do jogo mais equilibrado. O Freixieiro ganha na recuperação de bola e é o Benfica que se vai revelando o mais faltoso ao longo da primeira parte. Onze minutos decorriam quando Israel arma o jogo, com a ajuda de Ivan, e aproveita o passe do capitão para o remate certeiro. O número 8 do Freixieiro faz o 19º golo do campeonato nacional.
O Benfica não tarda a reagir e 26 segundos depois, num lance ofensivo, César Paulo chega ao golo do empate sem dar hipótese a Roque. O Freixieiro sobe ao meio campo para voltar a atacar e perto do último minuto Israel consegue a bola, que Ricardinho tenta fintar, e remata direito às redes de Zé Carlos sem que haja hipótese de defesa. O resultado ficado até ao intervalo era conseguido pelo internacional (4-3).

O segundo tempo
A alternância entre Ricardinho e André Lima mantém-se ao longo da partida. O Benfica entra em campo na investida; no entanto, os lances ofensivos não repercutem grandes resultados. O efeito surge passados dois minutos na cobrança de um canto em que Pedro Costa recebeu de Ricardinho e faz o Benfica chegar à igualdade (4-4). O Freixieiro volta ao ataque, ainda que o Benfica consiga rematar mais vezes, e denota-se o facto de ambas as equipas intentarem pela supremacia numérica. O tento que coloca o Freixieiro de novo na frente resulta de um livre cobrado por Wilson que Cardinal atira para o fundo das redes de Zé Carlos (6,15’). O Freixieiro estava insaciável e mostrava a vontade de ganhar a partida. Nem um minuto tinha findo quando um lance comandado por Wilson, passa por Ivan e é Cardinal quem cruza para Israel finalizar. O golo derradeiro do Freixieiro surge a 3 minutos do final da partida. Ivan recebe assistência de Cardinal e marca o sétimo golo. O Benfica ainda gasta os últimos cartuchos sobre o domínio da formação de Matosinhos e eis que, nos últimos 20 segundos, Pedro Costa reduz para 7-5 a desvantagem.
O Freixieiro conseguiu mais uma vitória na corrida ao título, posicionando-se no terceiro lugar com 40 pontos.


Cartões (Amarelos)
15.17 – Arnaldo (Benfica) amarelo por reclamar falta sobre Nené
5.30 – Cardinal recebe amarelo por protesto quando Gonçalo empurra Israel num lance ofensivo
13.12 – É assinalada falta a Ivan que recebe amarelo
12.18 – É assinalada falta a Gonçalo que recebe amarelo
7.56 – É assinalada falta a Israel que recebe amarelo


A Figura
Israel Alves

Das equipas que se defrontaram hoje destaco os internacionais (Ricardinho, Gonçalo, José Maria, Arnaldo e Pedro Costa (Benfica) e do Freixieiro Ivan e Israel. A selecção nacional de futsal vai defrontar o Irão já na próxima terça-feira, em Santo Tirso, e vai contar com uma novidade: Cardinal. No dia seguinte, ambas as selecções rumam a Vila das Aves para mais um encontro amigável de preparação para as eliminatórias a decorrer próximo mês de Abril para o Campeonato do Mundo Brasil' 2008.

Anabela da Silva Maganinho

No comments: