Sunday, March 16, 2008

Triunfo em off

Leixões e FC Porto bateram-se, no Estádio do Mar, num jogo em que os dragões venceram a partida por um golo em fora-de-jogo.
O árbitro da partida Jorge Sousa não assinalou o lance em que Tarik Sektioui se colocava em posição irregular e deixou assim que o marroquino marcasse o golo que deu a vitória aos portistas.
O encontro entre as equipas nortenhas começou com um remate forte à baliza de Beto. No entanto, a equipa de Matosinhos não se deixou abalar e tentou o ataque por parte de Jorge Gonçalves. Aos 16’ surge a primeira jogada de destaque da partida, Quaresma efectua um remate em tri-vela que o guarda-redes do Leixões consegue amparar. Filipe Oliveira assusta Helton (25’) e o ataque do Leixões cresce por entre o meio campo. Beto mostrou-se imparável ao longo de toda a primeira parte e numa jogada em que Lisandro recebe a bola e quase entra pela baliza, o número 1 da equipa do mar agarra a bola em grande estilo. O Leixões tenta o último remate, antes de recolher aos balneários, por Filipe Oliveira que volta a assustar Helton na sequência de cruzamento.
A entrada para a segunda parte revela um Leixões mais ofensivo que, ainda assim, não consegue superar as dificuldades ofensivas, onde o Porto desvendava a sua supremacia. Eis quando o marcador assinala o primeiro golo da partida por Roberto por cruzamento de Hugo Morais (53’). Jesualdo Ferreira procede às alterações na equipa com a entrada de Tarik Sektioui para o lugar de João Paulo. O treinador do FC Porto tenta recuperar o resultado e, para tal, introduz na equipa um jogador mais ofensivo. O FC Porto começa a armar jogo e com a substituição de Farias por Adriano o dinamismo dos dragões vai-se fazendo notar. Lisandro chega ao golo (77’) sem hipótese de defesa para Beto. O Leixões esgota as substituições com a entrada de Diogo Valente. O jogador quase não chega a assentar no jogo quando o FC Porto começa o ataque que culmina num fora-de-jogo não assinalado a Tarik que acaba por dar os três pontos ao primeiro lugar. Subsequentemente, dois lances semelhantes ao do golo se sucedem aí a equipa de arbitragem já determina que são em fora-de-jogo.
Com a saída de Carlos Brito e com Ezequias indisponível, o Leixões permanece com 21 pontos na 14ª posição da tabela classifica, onde apenas Paços de Ferreira e União de Leiria se encontram na linha de água.





Cartões
amarelos
26’ Bruno China
84’ Fucile


Substituição
55’ FC Porto – João Paulo sai, entra Tarik Sektioui
62’ Leixões – Hugo Morais sai, entra Jorge Duarte
66’ FC Porto – Farias sai, entra Adriano
74’ Leixões – Nuno Silva sai, entra Pedro Cervantes
FC Porto – Marek Cech sai, entra Kazmierzac
78’ Leixões – Roberto sai, entra Diogo Valente

Golos
53’ Roberto
77’ Lisandro
84’ Tarik

A figura
Beto
O guarda-redes do Leixões, apesar de ter sofrido dois golos, fez defesas inigualáveis que asseguraram um melhor desempenho da equipa do mar. Esperamos para ver se a Selecção Nacional espera pelo jogador.


Anabela da Silva Maganinho

No comments: