Monday, October 29, 2007

"Nunca Mais": o embarque de cada um




Sonia Araújo interpreta o papel de Isa, a reclusa que viu os filhos desaparecerem nas ondas

“Nunca Mais” teve a sua última sessão, ontem, na Galeria Nave dos Paços de Concelho, em Matosinhos, pondo término ao ciclo “Teatro em Matosinhos” (TEM).
A peça de autoria, encenação, coreografia e figurinos de Luísa Pinto, com textos de Fernando Moreira e direcção musical de Carlos Azevedo, reuniu num mesmo projecto actrizes e reclusas que lutam em prol de um comum objectivo.
As actrizes Sónia Araújo, Micaela Cardoso e Anabela Nóbrega juntam-se a mulheres do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz e embarcam na vida de Ferida, Vera, Edite, Áurea, Isa e Clara.
Em “Nunca Mais” presentifica-se a união destas seis mulheres que vieram de “mundos” distintos; todavia, que se envolvem na mesma partilha de experiências. Por entre recordações entre elas, o “mundo” para além das grades que as impede, não raras vezes, de se iluminarem com a luz do Sol.
A união destas mulheres na luta pelo filho de Áurea, uma mulher muda, fá-las falar. Não por actos violentos “mas pelo sentimento de que este é um acto legítimo”.
A revolta perante o destino que lhes saiu ao lado não culmina na subversão de sentimentos por aqueles que lhes são de sangue; ao invés, “Nunca Mais” transparece índole por entre águas submersas que se tornam numa carência de afectos, como revela Edite no decorrer das cenas.
Um projecto de reinserção social frutuita por entre todos, espelhado pelos aplausos de um público, fiel a cada sessão, que chorou, sorriu; mas, acima de tudo, reflectiu sobre uma realidade desconhecida para os que conseguem ver, somente, “o outro” lado do Sol.


Anabela da Silva Maganinho

No comments: