Sunday, May 10, 2009

Vilela faz xeque-mate


O Gil Vicente venceu, hoje, o Boavista, no Estádio do Bessa por um golo apontado por João Vilela.
O Gil Vicente subiu ao relvado com vontade de ganhar, mas o Boavista sabia que precisava da vitória para se afastar da linha de água. As coisas não correram da melhor forma para os axadrezados, tendo os gilistas somado os três pontos. Na primeira parte, ambas as equipas mostravam-se um pouco na primeira velocidade, sem darem aquilo que conseguem para o jogo. O primeiro remate à baliza surge por parte do Gil Vicente; porém, nada de significativo que pudesse assustar Trigueira.
Até ao minuto 13, vê-se mais Gil a progredir no terreno por entre um Boavista que tenta arrecadar a posse de bola. Aos 18’, o Boavista começa a fazer-se ver até ao minuto 21, altura em que Kalaba remata forte às redes dos boavisteiros. Logo no minuto subsequente, é a vez do Boavista rematar, mas está lá Pedro Ribeiro que tira a bola fora da área de perigo. O Boavista enceta na ofensiva e mais uma defesa do Gil impede que a bola chegue à pequena área. Mais Boavista até aos dois minutos para o final da primeira parte, todavia, nada de grande realce a não ser a falha de João Tomás no remate (38’). Nos dois últimos minutos, o Gil ainda consegue chegar à baliza adversária sem, no entanto, conseguir concretizar. Tempo de intervalo no Bessa, sobem os mesmos 22 jogadores ao terreno de jogo e a partida parece tomar o mesmo ritmo dos primeiros 45minutos. A diferença é que Pedro Henriques arranca dois amarelos para o Boavista, ao minuto 56, para Bruno Monteiro e para João Tomás. A partir dos 65’, presencia-se um Boavista com mais oportunidades só que falta alguém para a finalização. O Gil parecia sofrer do mesmo mal e já esperava a entrada de Monteiro há longos minutos. Com a saída breve de reposição de Sidnei, abre-se uma oportunidade de ataque para o Gil. João Vilela e João Pedro combinam com outros intervenientes arranques pela lateral que pareciam culminar no golo. Eficácia zero até aos 85’ para ambas as equipas. Igor Souza sai para dar lugar a Bruno Filipe que já principia em terreno com velocidade e, entretanto, Kalaba persiste no remate. Aos 85’, Rui Bento procede às alterações na equipa e faz entrar Ivan para o lugar de Adriano. No minuto seguinte, é a vez de João Eusébio fazer sair Zequinha para a entrada ansiada em jogo de Monteiro. Três minutos bastaram para João Vilela chegar ao golo, fixando o resultado que dava a vitória à formação de Barcelos. Um golo, aos 89’, que despoletou do meio campo num cabeceamento de Hermes para João Vilela que apenas corre para a baliza e num remate forte, de longe, concretiza na perfeição. Os ânimos exaltam-se no Bessa, na sequência do golo. Pedro Henriques era acusado de ter assinalado o golo em fora de jogo. A equipa de arbitragem não o considerou e esse facto obrigou-os a fixarem-se no meio campo mesmo depois do término do encontro. Apesar da chuva que se fazia sentir, a pantera rugia e a temperatura estava bem alta por entre as bancadas dos boavisteiros.
Com este resultado, o Boavista caiu para o último lugar, onde se encontra com os mesmos pontos do Gondomar, e o Gil Vicente ascende à oitava posição da tabela classificativa da Liga Vitalis.


Substituições
80’ entra Bruno Filipe, sai Igor Souza (Gil Vicente)
84’ entra Ivan, sai Adriano (Boavista)
85’ entra Monteiro, sai Zequinha (Gil Vicente)
93’ entra Tiago André, sai Hermes (Gil Vicente)


Cartões:
Amarelos
55’Bruno Monteiro (Boavista)
57’João Tomás (Boavista)
89’João Vilela (Gil Vicente)

A figura
João Vilela




João Vilela marca




Anabela da Silva Maganinho

No comments: