Sunday, April 5, 2009

A partida das emoções

O Freixieiro não conseguiu mais do que um empate, ontem, frente ao Sporting. Um jogo marcado pelo constante triunfo da equipa de Matosinhos até ao último minuto, altura em que Divanei estabelece a igualdade. Um encontro emocionante por se traduzir no jogo de despedida de Wilson do Choradinho, não obstante ao inesperado incidente com Cardinal que acabou por ficar inanimado por instantes.
O jogo inicia-se com Nené a inaugurar o marcador logo nos primeiros segundos da partida. Livre batido por Cardinal e o remate do brasileiro pela esquerda não dá qualquer hipótese de defesa a João Benedito. No minuto seguinte é o mesmo Nené quem volta a tentar o golo, mas desta vez o guarda-redes do Sporting mostra serviço. O Freixieiro parece querer comandar o primeiro tempo e volta aos remates que saem muito por cima. O Sporting ainda cria oportunidade por intermédio do capitão Zezinho, um lance que antecede um remate disparado à trave de Rui. O Freixo volta à carga por Nené que volta a fazer um pouco do executado para o primeiro golo. Progressiva no campo do Freixieiro, Wilson faz o cruzamento para, novamente pela esquerda, Nené concretizar. Dois golos estavam marcados nos três minutos de jogo.
O inesperado acontece neste minuto três. O jogo dá continuidade após o golo de Nené, mas, na sequência de um choque facial com o ombro de Zezinho, Cardinal acaba por cair inanimado no campo. Todos os presentes ficam a ver o que se está a passar, mas o camisola 9 não dava qualquer sinal consciente. Finalmente após a ajuda prestada pelo preparador e pelos bombeiros, o pivot acorda e é levado em ombros para o banco. O jogo prossegue e é Daniel quem acaba por fazer uma falta que resulta numa batida do Sporting com bola na trave. A trave estava, de facto, a mais. Era o segundo remate directo dos leões em que a protagonista acabava por ser justamente a barra. Freixieiro e Sporting batem-se de igual até porque nenhuma das duas equipas queria perder. Ao minuto 10’, vale Rui para o Freixieiro. O guarda-redes sai à bola na defesa de uma das grandes possibilidades de contra-ataque que o Sporting conduziu. Remate de Davi, surgido de perda de bola do Freixieiro, quase dá o golo aos leões. O guardião do Freixieiro estava no sítio certo e atira-se à bola antes que o pivot pudesse prosseguir. O Freixieiro recupera a bola, por escassos segundos, perante a grande recuperação do Sporting que encaminha Deo para a baliza para o remate de Alex. Estava feito o 2-1.
O Sporting enceta pelo avanço no terreno e há uma sequência de lances que pareciam adivinhar o segundo golo. Porém, antes que os leões conseguissem o golo, Cardinal faz o terceiro pelo Freixieiro (13’). 3-1 era o resultado que colocava a equipa matosinhense com alguma vantagem, mas nem por isso mais confortável, porventura dos últimos resultados que o Sporting tem alcançado. E assim foi o que aconteceu. Café remata directo à baliza de Rui e encurta a desvantagem do Sporting 3-2. A quatro minutos do final o jogo volta a parar. Após ter ficado inanimado logo nos primeiros minutos do encontro, Cardinal choca de cabeça com João Benedito e volta a ficar estendido no chão. A paragem de tempo foi mais pequena, visto que ambos os internacionais portugueses recuperaram de pronto. Ainda assim, Cardinal sofria o segundo choque e daí ter recolhido ao banco. Os últimos minutos revelaram um avanço de Devanei que já tinha apontado para a baliza, sem conseguir introduzir a bola na baliza.
Na subida ao relvado para o segundo tempo, ambas as equipas pareciam jogar de forma equilibrada até o Freixieiro se destacar por Ivan. O jogador consegue interceptar o passe de Divanei e, de frente para a baliza, puxa o pé para um tento imparável, fazendo o 4-2 (22’). Segue-se o Sporting na tentativa da inversão, com um remate de Davi muito acima da medida. Via-se um Sporting na tentativa de controlo e posse de bola. O Freixieiro tentava sempre a recuperação e Ivan é um dos grandes intervenientes. Recuperação de bola de Ivan, passe para Wilson e a combinação dos brasileiros acaba por despoletar um remate por cima (23’). O Sporting tenta por igual combinação através de Divanei, aparecendo Davi mais situado na ofensiva.
Aos 26’, o treinador adjunto do Freixieiro acaba por ser expulso por protestos. O cartão amarelo já tinha sido atribuído no decorrer do primeiro tempo e a acumulação retira-o do banco de suplentes.
A táctica do Sporting começa a envolver o «fechamento», embora o Freixieiro tendesse a recuperar sem grandes dificuldades. Paulinho, do Sporting, arrecada a cartolina amarela por simular falta e evidencia a forma mais agressiva de jogo por parte do Sporting. Ao minuto 28’, grande oportunidade falhada pela formação de Joaquim Brito. Passe de Daniel e Júlio e a bola que parecia ir ao cantinho da baliza fica-se pelo poste. O Sporting continua as tentativas de não perder pontos e executa um remate que sai ao lado, por defesa de Nené. As garras do leão parece que se começam a afiar e é na cobrança de canto que Alex, sem cobertura, chega ao golo (34’). O Sporting estava a um golo de igualar o marcador e apenas restavam seis minutos para o fazer. A quatro minutos do final, o Freixieiro ainda consegue lances de destaque por intermédio de Cardinal e Wilson, mas João Benedito prontamente respondia às dificuldades.
O apito final aproximava-se e quanto mais o tempo reduzia maior era o comando que o Sporting tinha até que, a um minuto do término, Divanei divide a pontuação. A classificação em nada se altera com a soma de um ponto para cada uma das equipas, simplesmente o Freixieiro, já a partir de hoje, vai deixar de poder contar em campo com um dos grandes trunfos que é Wilson.

Anabela da Silva Maganinho

No comments: