Sunday, April 19, 2009

De regresso

O Olivais conseguiu, ontem, a ansiada vitória frente ao Núcleo de Tires por 2-1. Uma equipa imbatível no primeiro tempo que por pouco não se viu chegar ao empate no segundo. O Olivais entrou em campo com a vontade de vencer. Depois de ter saído derrotado dos últimos encontros, a formação de Luís Alves encetava um jogo progressivo que resultou no golo logo nos primeiros segundos. João Pires inaugura o marcador ao segundo 20 através de um forte remate de frente à baliza. Farias ficou sem hipótese de defesa e o Olivais colocava-se na frente. O Olivais estava determinado e o Núcleo de Tires não via qualquer brecha por onde conduzir um contra-ataque. Por mais tentativas que a formação de André Guimarães fizesse não conseguiam tomar a posse de bola da equipa da casa. Ao minuto 2, o Olivais volta a encaminhar-se para o golo, vale a saída de Farias. Um golo que viria a surgir logo de seguida por intermédio de Jony. O camisola 19 estabelece o 2-0. Durante este primeiro tempo, destacam-se ainda os lances de Kiko (5’) e de Gonçalo (6’). Mais Olivais, sem sombra de dúvida, que tentava de tudo para se distanciar no resultado. João Pinheiro tenta o remate, mas sem eficácia (11’), logo de seguida volta a tentar um remate que sai por fora. Entretanto o Núcleo formula um lance só que não consegue passar a defesa encarnada. Reis dá um novo tom ofensivo por parte do Núcleo, um avanço que não chega a assustar Piranha (15’). A três minutos do final, a equipa visitante toma uma boa condução de bola e é Piranha que salva mais uma vez. Reis volta ao ataque nos últimos segundos, porém, de nada vale.
De regresso para o segundo tempo, vemos um Olivais modificado na atitude de jogo. Parecia que os papeis se tinham invertido e era o Núcleo quem ficava com a posse de bola. Serra, ao minuto 24, pontapeia de longe e é o guarda-redes Piranha quem volta a sair bem. No minuto seguinte, Estrela tenta pelo Olivais, mas, de facto, o Núcleo adiantava-se e só não concretizava por falhas na finalização. Ainda assim, Dário faz um bom remate que sai por cima. Mais Núcleo desta vez e perante a supremacia destaca-se o Olivais com Gonçalo (27’) e Estrela (30’) que chutam directo. Fábio, o capitão do Núcleo, vê a cartolina amarela por falta em campo que resulta na cobrança sem perigo. A 7 minutos do término, Piranha apanha o maior susto e nem por isso se embaraça. Pelo o outro lado, Farias quase vê a bola entrar na sua baliza, protege-o a trave (5’). Esta vem a ser novamente a protagonista ao minuto 37’ quando Estrela remata forte. Faltavam dois minutos e Piranha tira a bola. Tira à primeira, mas o golo do Núcleo viria a acontecer segundos depois. Jota coloca-se na frente e na recepção da bola não hesita em rematar fixando o resultado final: 2-1. O jogo fica marcado pelo regresso do Olivais às vitórias num altura em que estamos a duas jornadas dos play-outs. Com este resultado o Núcleo não sai do último lugar e o Olivais permanece em 10º. O próximo jogo da formação de Luís Alves é frente ao Belenenses, em casa, na maior disputa que fica para esta época: a Taça de Portugal.


O Olivais fez-se alinhar de início com: Piranha, João Pires, Pedro Ferreira, Estrela e Jony. Já o Núcleo Sportinguista de Tires apresentou: Farias, Dário, Jota, Rodrigo, Reis e Rocchi.

A Figura: João Pires



Anabela da Silva Maganinho

No comments: