Friday, September 7, 2007

As fotos printadas do ano

Honras ao segundo tenente James Cathey's, que chega ao aeroporto de Reno.Todd Heisler, Rocky Mountain News


A World Press Photo (WPP) volta a poder ser visitado por todos até dia 9 do corrente no Museu da Electricidade, em Lisboa. A exposição esteve patente no CCB, rumou ao Fórum da Maia e regressa agora à Capital.
A Organização independente e sem fins lucrativos foi fundada no ano de 1955, na Holanda. O objectivo primordial é o de apoiar internacionalmente o trabalho de profissionais da fotografia de imprensa.
A exposição que galardoa os melhores entre distintos eleitos está disponível em livro para que todos tenhamos em nossas casas estas magníficas obras realizadas por profissionais da imagem e do fotojornalismo.
Menina de 12 anos que participa no trabalho quotidiano abraçada ao irmao de 3 anos que em breve terá o mesmo destino

As expostas são fotografias de grande alcance visual, retratando feitos, ocasiões, acontecimentos, pessoas ou a simplicidade perigosa da natureza. Dezenas de temas apresentados em painéis de número elevado fazem da WPP uma das exposições mais visitadas e cobiçadas por onde quer que passe.
O canadiano Finbarr O'Reilly foi o premiado da edição deste ano. A fotografia retratava a espera de mãe e filho por auxílio, num centro de alimentação de emergência em Tahoua, no Níger.
FOTO DO ANO. Mãe e filho num centro de alimentação de emergência em Tahoua, Níger.Finbarr O'Reily, Reuters
Aparentemente uma fotografia como tantas outras que qualquer um de nós pode captar; todavia, com uma interpretação e um conteúdo que, de facto, não correspondem a uma realidade com a qual podemos contactar directamente no quotidiano. Passageiro do metro de Londres que sofre o atentado de 7 de Julho, Edmond Terakopian, Reino Unido, Press Association

Há seis anos consecutivos que também a revista Visão em parceria com o Banco Espírito Santo (BES) atribuem o “Prémio Fotojornalismo VISÃO/BES”. Neste prémio distinguem-se entre 204 profissionais os melhores trabalhos realizados para a Imprensa por fotógrafos portugueses ou residentes em Portugal.

6º Prémio Visão BES


O vencedor do Grande Prémio foi Pedro Correia, do Jornal de Notícias, com uma fotografia do funeral do agente da PSP Paulo Alves, assassinado na Amadora, em Março de 2005. Cláudia Lobo (revista Visão) justificou a escolha do júri dizendo que é uma foto que “tem emoção de uma ponta a outra".
Não obstante, os ataques bombistas e as catástrofes naturais como o Katrina também foram premiados. Efectivamente, são impressionantes as fotografias que revelam o caos instalado e o sofrimento por parte dos sobreviventes.
Ao comemorarem-se 60 anos sobre a Grande Guerra, rostos foram agrupados como homenagem aos combatentes.

Funeral das vítimas do massacre de Sebrenica, na Bósnia.Jovem Bósnio reza junto de 610 caixões armazenados. Andrew Testa, New York Times
No desporto, uma das fotos impressionantes foi a da modalidade de natação em que Chelsea Davis dos Estados Unidos choca com a prancha aquando da tentativa de um duplo mortal em plena competição. Felizmente não houve ferimentos graves.

Chelsea Davis, John G. Mabangio, European PressPhoto Agency


Assim, resta-me apenas incentivar a todos os que possam que visitem o mais uma vez a exposição de fotojornalismo e a observem com a precisão não só de olhar, mas, sobretudo, de ver. Àqueles que não podem ou não querem acreditem que vale a pena: não é descritível por palavras, as imagens dizem tudo.

Golfinho nos açores


Júri : James Colton (EUA) editor de Fotografia da Sprts Illustrated;
Paula Bronstein; EUA, fotografo, Getty Images – Asia
Per Folkver, Dinamarca, Editor-chefe de imagem, Politiken
Janine Haidar, Líbano, editor de fotografia, Agence France Press
Magdalena Herrera, França/ Cuba, directora artística, National Geographic
Wen Huang, Pepública Popular da China, Editor de imagem, Xinhua News Agency
Gary knight, Reino Unido Fotógrafo
Eliane Laffont, França, director editorial, Hachette Filippacci Photos
Greg Marinovich, África do Sul, editor de imagens, Sunday Times


Ricardo Mazalan, Argentina, Fotógrafo, The Associated Press
Simon Njami, Camarões, Director artistico, Rencontres Africaines
Kathy Ryan, EUA, editor de fotografia, The New York Times Magazine
Stephan Vanfleteren, Bélgica, fotógrafo
Stephen Mayes, Reino Unido, director do arquivo de imagens, Art + Commerce Anthology (secretário)


Anabela da Silva Maganinho

No comments: