Monday, November 10, 2008

Grão a grão na quinta


O Freixieiro venceu ao Alpendorada, por 7-4, no passado sábado, uma vitória que permitiu à equipa de Matosinhos ascender à quinta posição.
O Freixieiro entrou disposto a marcar. Logo no primeiro minuto Zé Mota, Luís e Cardinal protagonizam um lance que poderia traduzir o primeiro golo da partida.

No entanto, a abertura do marcador não deixaria de ficar nos pés da formação de Joaquim Brito. A primeira tentativa já tinha passado, a segunda ficou a cargo de Cardinal e de Ivan e a terceira estava nos pés de Nené, só que as mãos do guarda-redes do Alpendorada amparavam qualquer bola que adviesse da mais remota direcção. Aos 8’, o Freixieiro chegava ao golo por intermédio de Luís. Um remate forte que não dá margem de resposta à defensiva do Alpendorada.


Um final de tarde de golos estava para vir não fosse o golo do Alpendorada surgir cerca de quatro minutos depois por Côco. O Freixieiro batia-se com o Alpendorada e, apesar da ânsia de cada uma das equipas por se posicionar na frente do marcador, o número um parecia inabalável. Aos 15’ era o Alpendorada que se viria a pôr em vantagem. Num livre, Emerson é chamado a cobrar a falta e faz o 2-0 para a equipa visitante.

Todavia, o Freixieiro não estava disposto a mais uma derrota e é o próprio guarda-redes do Freixo quem triunfa num lance que desarma o opositor Tozé. O dois igual estava fixo e ainda mais de dois minutos ficavam por jogar. Dois também seria o número de golos que iriam ser marcados até ao final do primeiro tempo. Júlio pelo Freixieiro consegue o cruzamento de Luís, ao invés, do outro lado, Emerson marca novo livre que dá origem a um tento. Ao intervalo tudo igual, três golos para os dois clubes sem se adivinhar a goleada.
O Freixieiro sobe ao campo, após o descanso, com a mesma vontade de vencer ainda que o Alpendorada não estivesse a deixar escapar os pontos da vitória e em nada facilitasse a tarefa. Volta a mostrar-se o guarda-redes do Alpendorada com uma grande defesa. Já decorriam alguns minutos do segundo tempo quando Luís repete o feito da entrada ao assinalar mais um golo para o Freixieiro.

Emerson chega a assustar Piu, mas apenas uma sucessão de «faltas» faz espalhar o descontentamento dos adeptos de Matosinhos. Um livre viria a ser marcado por Júlio, na cobrança da falta de Coco; porém, a bola vai na direcção do poste e não entra. A meio do tempo, André faz o golo que se esperava (5-3). Após as tentativas de Cardinal e Nené é André quem acerta. O Alpendorada resiste e Edivaldo remata à trave para desaire do jogador. É o Freixieiro quem volta a marcar: livre de 10 metros a conta de Cardinal, remate e golo. Já se começava a prever o desfecho, mas é Júlio quem dá azo ao golo, porventura, da noite, um remate longo (quase de baliza a baliza) extasia os adeptos do Freixieiro. O Alpendorada tenta os últimos cartuchos por Edivaldo que já tinha tentado marcar e finalmente concretiza.
O Freixieiro soma e segue na quinta jornada do campeonato nacional de futsal e aproxima-se assim dos lugares cimeiros da tabela, com vista ao próximo encontro na Luz.




Cartões:
Amarelo
15’ Cardinal (ARF)
14’ Côco (AFC)
19’ Nandinho (APC)


A figura:
Piu (ARF)Anabela da Silva Maganinho

No comments: