Saturday, November 22, 2008

Cardinal da vitória



O Freixieiro derrotou o Belenenses (5-2), hoje, no Choradinho, num jogo que traz uma vitória à formação de Mário Brito após o empate a uma bola na Luz.
O encontro das duas equipas é sempre um jogo porque todos esperam na cidade nortenha, não fosse até este ser um encontro de claques.
O Freixieiro entrou melhor com Luís a mostrar a sua magia em campo com a ajuda dos restantes colegas, logo aos 3’ Luís marca na sequência de um passe e bate Marcão. O camisola 3 da equipa de Belém ainda remata forte, já perto dos 5’, mas sem conseguir ser bem sucedido. Caio Japa e Diego Sol foram os seguintes a tentar a sorte para igualar o encontro, mas o golo não chegava. Do lado do Freixieiro, Nené e Cardinal optam pela condução de bola e ainda Ivan tenta o remate para as mãos de Marcão.
Sete minutos de futsal tinham já decorrido quando surgiu a primeira falta. Caio Japa faz falta sobre Ivan e é assinalada a primeira falta.
O Freixieiro continua no ataque e Cardinal, que viria a ser o «homem do jogo» dá aqui o primeiro toque, um remate forte, para a consagração. O camisola 9 pára no canto e espera que os colegas se dirijam a ele, bate palmas para o 2-0 que estava feito.
O Belenenses ainda tenta assustar Piu por intermédio do camisola 18, todavia, as mãos do guardião do Freixieiro estavam no sítio certo para amparar o lance. Aos 10’ Júlio tenta um remate forte que sai muito por cima e no minuto seguinte é a vez de Piu sair da baliza, vai Ivan para o local que deveria ser do guarda-redes e ainda é Piu quem evita o golo do Belenenses. O Belenenses começa a progredir nos lances de controlo de bola e nos lances ofensivos e aos 14 minutos Marcelinho marca o golo de estreia dos azuis do Restelo (2-1).
Cardinal ia tentando a sua sorte com um remate direccionado às mãos de Marcão que agarra e depois o número 9 do Freixo não consegue a recarga. A posteriori, é a vez de Nené rematar, mas bastou que Marcão se baixasse para conseguir a bola.
A dois minutos do final do primeiro tempo, Cardinal começa com o primeiro de quatro remates que não entram por intercepção do poste, para desaire da massa associativa. Júlio faz o último remate de perigo sem conseguir ser feliz.
De regresso do intervalo, o Belenenses enceta com a ofensiva, no entanto o Freixieiro não fica a ver e é Luís quem remata, novamente, para as mãos de Marcão. Os lances pareciam apenas mostrar corrida para ambos os lados; porém, a verdade é que o jogo ia crescendo, fazendo evidenciar a equipa de Mário Brito. O Freixieiro opta pela condução de bola, mais uma vez, fazendo-se assemelhar ao típico jogo do Belenenses de «cerco» à área. Cardinal tenta mais um remate (6’) pela equipa de Matosinhos, pelo outro lado tenta Jardel o tento. Mais um remate de Cardinal, a terceira vez que a direcção tomada é o poste. Aos 9’ Diego-Sol coloca a bola para as mãos de Piu, pareciam só tentativas falhadas num desaire da formação de Alípio Matos.
Aos 11’ do segundo tempo é mostrado o cartão amarelo a Cardinal por falta sobre Miguel Almeida e os adeptos temiam pela saída do pivô, mas este viria a dar um valente «show de bola» como dizem os brasileiros. Segundos transcorridos é o camisola 9 quem aponta o golo em recarga. O Freixieiro parecia isolar-se na partida e, efectivamente, viria a conquistar-se a vitória desejada. Ataques controlados pela formação matosinhense, à qual o Belenenses tentava colocar entraves por Renato que remata para a defesa de Piu. Marcelinho tenta o cruzamento a seis minutos do final, interceptado por Nené. Piu avança no terreno e vai na execução de um pontapeamento forte acima da baliza.
Quatro minutos para o término e Nené chega ao golo. Jogada assistida por Luís e Cardinal aponta o 4-2 para o clube da casa.
Cardinal protagoniza mais um lance de perigo que não passa de um canto. No último minuto Ivan ainda evita o golo do Belenenses quando se atira no alcance da bola e, logo a seguir, Cardinal marca mais um tento. 5-2 era o resultado final que dava o triunfo ao Freixieiro. O Belenenses gasta os cartuchos que restam com o «cerco», mas a cinco segundos do término, é ainda Cardinal que consegue a quarta bola ao poste.
O Freixieiro permanece na quinta posição a sete pontos da Fundação Jorge Antunes e continua no alcance dos lugares cimeiros da Liga Futsagres.

Cartões:
Amarelos
3’ (2tempo) Falta Drula sobre Piu
11’(2tempo) Amrelao cardinal sobre Miguel Almeida




A figura
Cardinal

Anabela da Silva Maganinho

No comments: