Saturday, December 5, 2009

De golo em golo a união deu a vitória

O Freixieiro goleou o Onze Unidos por 9-3 (0-1 ao intervalo), num jogo em que os ex-juniores se revelaram em todo o jogo sempre acompanhados da táctica sénior.

O encontro deste sábado foi um dos melhores jogos que pudemos ver no Multiusos de Matosinhos até hoje. Um jogo muito aguerrido por parte de ambas as formações que originou um bom espectáculo de futsal – com algumas estreias no plantel de Joaquim Brito – apesar de algumas interrogações serem colocadas pelos adeptos em relação à arbitragem.

O primeiro lance de ataque pertenceu ao Freixo. Ao minuto 2’, Barros ainda impede o remate de Luís, mas é a formação do Onze Unidos quem contra-ataca e Filipe Penha efectua um pontapeamento sobre o qual vale a defesa de Rocha.

O 0-1 estava prestes a surgir (4’) pelas ameaças do Onze Unidos e é Barros quem o concretiza após a elaboração de toda a quadra. Eric vai dando o ar de graça para o Freixieiro, contudo, é Barros quem volta aos remates.

O marcador quase mostrava o minuto 10 quando Tiago Brito se começa a mostrar em jogadas com André. Desta vez, Ivan também é interveniente, embora a finalização não tenha dado em golo. Ao minuto 12’, vê-se mais um forte remate do Freixieiro e ainda que bem resolvido, o golo não apareceu. No minuto subsequente, o remate conduzido pelo Freixieiro vai de encontro ao poste e parecia um mau presságio, face ao que tinha acontecido na jornada anterior.

A defesa do Onze Unidos começa a ser reforçada e os remates do Freixo são mais sistemáticos. André destaca-se nos lances dos matosinhenses e vê-se mais Freixo até ao final da primeira parte, apesar do jogo se manter sempre muito equilibrado e com pouca paragem com a bola a rolar de um lado para o outro. À chegada ao minuto final, Ricardo puxa o pé para um forte remate ao lado da baliza lisboeta.


O segundo tempo regista os golos do Freixieiro. O guarda-redes dos visitantes é substituído e Ricardo protagoniza o primeiro tento da formação da casa. Ao minuto 23’, um pontapeamento forte fora da área estabelece o 1-1.
André estava prestes a ser declarado o melhor jogador do encontro pelo esforço prestado e pela jogadas ofensivas quando o árbitro da partida lhe atribui a cartolina vermelha por suposta falta sobre Barros.

O plantel do Freixieiro contesta a decisão, mas, efectivamente, o camisola 7 teve de abandonar as quatro linhas. Porém, o Freixieiro não cruzou os braços e estava disposto a conquistar a vitória. Tiago Brito dá esse gosto aos colegas ao marcar o segundo golo (29’).

Vê-se o Freixo a trabalhar em conjunto e é então que nasce mais um golo. Desta vez, Luís estabelece o 3-1 (30’).
Dois minutos transactos, mais um golo do Freixo e é Ivan o autor. Estava feito o 4-1.
Ao minuto 33, Paulinho falha o remate e eis que, um minuto depois, entra Márcio. Durante 30 segundos ouve-se no Multiusos o nome de camisola 9 e cânticos por parte da claque, ecoando o nome Márcio. Uma ovação o ex-junior que acabou por trazer um grande sorriso a todo o plantel, especialmente a Tiago Brito e Paulinho. O próprio Márcio acaba por deixar escapar a bola que dá azo ao golo do Onze Unidos executado por Zezito (34’), todavia, também é ele que vem a marcar um golo no encontro.
Zezito faz o 4-2 e, no minuto seguinte, o Onze Unidos vê o guarda-redes ser expulso.

Os colegas contestam a decisão, mas o guardião lisboeta é mesmo obrigado a sair de campo. Volta a ser Tolaça a guardar as redes. Já tardavam os golos do Freixieiro e eis que Tiago Brito bisa no golo que faz o 5-2 (35’).
Entra em campo o campeão de juniores para a baliza do Freixieiro e João Paulo dá a resposta por parte de Onze Unidos ao estabelecer o 5-3 (37’).
O guardião matosinhense acabou por ter uma grande estreia na formação senior, apesar do golo sofrido. Chega a vez de Márcio marcar. O camisola 9 não espera muito tempo, nem 20 segundos, para mudar o marcador para 6-3.
O próprio Márcio em combinação com Paulinho fazem o 7-3 e abrem para o 8-3 de Ivan.
A 17 segundos do apito final, Eric fecha o marcador a 9-3.
Com este resultado, o Freixieiro marca a permanência no sétimo lugar e prepara a recepção do Olivais, ao passo que o Onze Unidos continua no último lugar da tabela com apenas cinco pontos.


O AR Freixieiro alinhou com o cinco: Rocha, Ricardo, Luís, Ivan e Nené.

O Onze Unidos alinhou de início com: Tolaça, Zezito, Sérgio Brito, Filipe Penha e Barros.


Cartões:

Amarelos

15’ André (AR Freixieiro)

19’ Penha (Onze Unidos)

35’ Luís (AR Freixieiro)

Vermelhos

26’ André (AR Freixieiro)

35’ Nelson (Onze Unidos)



Homem do jogo

Tiago Brito



Anabela da Silva Maganinho

No comments: