Saturday, May 19, 2007

O primeiro de todos os artigos... e talvez o mais memorável...

Um ano depois

Após um ano do falecimento de Miklos Féher, o Sport Lisboa e Benfica tal como todo o País irá recordar o trágico incidente decorrido a 25 de Janeiro de 2004 durante uma partido de futebol em Guimarães no qual o resultado acabou por ser satisfatório para a equipa visitante.


No dia 25 de Janeiro celebra-se exactamente um ano posteriormente à morte de um jogador que todos presenciamos enquanto decorriam os últimos minutos da partida entre o Vitória de Guimarães e o Benfica no estádio D. Afonso Henriques.
Eram 21horas e 32 minutos quando Miklos Féher caiu inanimado no relvado para desespero de todos.
Transportado directamente para o hospital de Guimarães pelo Inem, o jogador húngaro dava sinais de lutar até dar entrada, pelas 21.45h no mesmo.
As tentativas de reanimação foram inválidas, tal como todo o esforço exercido... eram 23.10h quando o responsável pela instituição hospitalar declarou o óbito.
O inevitável aconteceu para tristeza de todos nós.
O País que, apesar de não ser o seu foi onde se conceituou, ficou de luto pelas circunstâncias em que tudo se passou.
Os dias que se seguiram postumamente foram de lágrimas e dor, não só para a família, amigos, e companheiros, como também para conhecidos e desconhecidos anónimos.
A Luz inundou-se de pesar até o corpo ter sido transladado para a cidade-natal do jogador encarnado, Gyor (Hungria), para o cemitério de Seabadi Uti.
Seguiram-se homenagens por parte do Clube em que Féher jogava e muito se orgulhava disso.
Um ano após esta tragédia, à qual muitas outras se seguiram, podemos considerar que a sua Instituição continua a lembrar a sua ausência, e a saudade predomina em todos aqueles que o acompanharam durante o seu trajecto não só pessoal e afectivo como, sobretudo, profissional. Após a camisola 29 ter sido consagrada somente de Miklos Feher não podendo mais nenhum jogador escolhe-la, segundo o jornal “A Bola” online de 17 de Dezembro, o Sport Lisboa e Benfica pretende homenagear mais uma vez o malogrado jogador edificando um busto no Estádio da Luz precisamente no dia 25 de Janeiro, que como referi, é o dia em que se completa o primeiro ano do seu falecimento.

No comments: