Saturday, March 20, 2010

Por terra e por mar as construções de Luís Fortunato e José Oliveira

Terminou, hoje, a exposição "Réplicas de barcos de pescas e miniaturas das capelas de Leça da Palmeira" patente no salão nobre da Junta de Freguesia de Matosinhos.
Luís Fortunato e José Oliveira foram os protagonistas que deram as mãos a construções que vão sendo conhecidas por entre o público regional.
Luís Fortunato é oriundo da Póvoa de Varzim e reside em Leça da Palmeira.
A paixão pelos barcos reflecte-se nas obras que expõe. Um valor incalculável de dedicação ao pormenor de cada embarcação não revela o muito tempo que as construções envolvem. Obras de alto mar que acabam por trazer lembranças de outros tempos a quem por lá passa. Actualmente, encontra-se a trabalhar no "Sagres", restando apenas alguns elementos interiores para o finalizar.
José Oliveira tem as suas origens em Matosinhos, apesar de residir em Leça da Palmeira.
Reproduções de igrejas e capelas de Leça integram o núcleo do seu repertório. Um apreço pelo património arquitectónico religioso trouxeram uma nova perspectiva a este artesão. Os interiores esculpidos de forma minuciosa encantaram o olhar dos visitantes. No que concerne a novidades, foi lançado a José o desafio de erigir a Igreja do Senhor de Matosinhos.


Dois amigos mostraram o trabalho que lhes ocupa os dias a todos os que quiseram comparecer ao recinto. Luís e José esperam, agora, por novas iniciativas de promoção ao artesanato matosinhense.

Anabela da Silva Maganinho

No comments: