Saturday, July 18, 2009

Futebol e futsal... Cá pelo Norte















Este ano as ligas de futebol e de futsal sofreram consideráveis modificações. Não vou aqui apresentar as transferências de todos os clubes nem tão-pouco de todos os jogadores. Vou-me debruçar sobre o Gil Vicente, pelo lado do futebol, e sobre o Freixieiro, pelo lado do futsal. Dois clubes dos quais tenho vindo a falar, ao longo dos anos, neste blog.
Começando pelo Gil Vicente, sem com esta feita dar favoritismos a nenhuma das modalidades, assistimos a uma completa remodelação do plantel. Destaquei nos últimos dias a deslocação de João Vilela para o Fátima (que este ano ascendeu à Liga Vitalis). Hoje, passo a fazer destaque a mais dois jogadores que sairam do clube gilista: João Pedro e Filipe Fernandes. João Pedro destacou-se no decorrer desta época por grandes lances ofensivos pela lateral e pela garra sempre revelada enquanto capitão de equipa. Filipe Fernandes acabou por não ver a época correr da melhor maneira por consequência de uma lesão. Apesar das diferenças em campo, ambos os jogadores rumaram ao Chipre para mais uma época futebolística. João vai jogar pelo Achnas, já a Filipe cabe-lhe representar o AEK Lanarca.
Esperamos por boas notícias dos jogadores com os desejos de uma boa época futebolística. Os mesmos desejos ficam em casa do clube gilista. Monteiro, uma das armas ofensivas do clube, vai permanecer no clube e Simão Coutinho vê o seu regresso a Barcelos após a passagem pela sua terra natal onde representou o Vianense por empréstimo.
No que concerne ao futsal, Sporting e Olivais foram os clubes que se mais sofreram alterações com trocas, saídas e entradas. Também a verificar mutações está o Freixieiro que vai assegurando uns e vendo outros sair. Wilson e Cardinal são dois dos jogadores com os quais o Freixieiro não vai contar na próxima temporada, como é de conhecimento geral, no entanto, há jogadores de peso que se vão manter no plantel. Nené, Ivan, Luís e Daniel renovaram por mais uma época. O trio de guardiões - Piu, Rocha e Roque - assinaram mais uma época de contrato. Paulinho, que jogava pelos juniores e séniores, assina por quatro épocas no seu clube. As novidades, para já, são o júnior Márcio Moreira e o esperado brasileiro Eric.
As contas ainda não estão fechadas em Matosinhos, mas começa a formar-se um plantel que promete bater-se em grande no campeonato nacional.

Anabela da Silva Maganinho

No comments: