
Um jogo pela paz


William e Yazalde
Hugo Monteiro
O Gil Vicente conseguiu conquistar a vitória frente ao Varzim (3-2), esta manhã, no Estádio do Varzim SC.
Um jogo arbitrado por Pedro Proença que até mostrava mais posse de bola para a formação varzinista, mas que até ao final do encontro a equipa visitante de Barcelos conseguiu surpreender com os tentos à baliza de Marafona.

Os primeiros minutos asseguraram tentativas de expansão do terreno por parte das duas equipas. Aos 3’, o Varzim avança no primeiro remate, mas sem resultado eficaz. Logo de seguida o Gil avança em contra-ataque e consegue um canto, contudo, não se concretiza da melhor forma. Até ao minuto 10, ambas as formações tentam bater-se pela chegada ao golo e o momento mais significativo surge pelo camisola 27 do Varzim, Mendonça, mas as mãos de Marco. O Gil mostrava uma defesa fraca, Yazalde remata novamente, no entanto, as mãos do guarda-redes gilista volta amparar o pontapeado. Ainda assim é o Gil quem parece chegar primeiro ao golo. Ao minuto 16, um remate bem conseguido põe a euforia no galo, mas a equipa de arbitragem compreende fora de jogo ao lance começado de livre por João Vilela.

Vinte minutos transcorridos, enceta a essência gilista ao ataque. Canto batido, nada de assustar. Igor Souza volta a ultima, falha na concretização ao golo. Diego Gaúcho segue-se nas tentativas, encaixa na baliza e vale Marafona para o Varzim.


Aos 28’, cobrança de livre para o Varzim, na sequência de cartolina atribuída ao Gil, sem resultado visível.

O Gil aproveita mais uma oportunidade para atacar. Falta de Alexandre sobre João Vilela. Igor Souza volta a conduzir mais um lance bem conseguido, mal concretizado, pois não passa das mãos de Marafona.

Mendonça ensaia um remate para assinalar para o Varzim. Aos 37, é assinalada falta sobre Telmo e o Varzim acaba por aproveitar a sequência de um livre para meter a bola na baliza estreando o marcador. 1-0 para a formação da casa por intermédio de Yazalde que cabeceou directo.


O Gil parecia mostrar-se mais ofegante do que o que deveria, afinal estava a perder. Foi então que Hermes aproveitou o ressalto de um colega de equipa defendido por Marafona e faz o Gil igualar a partida no minuto após os 45.



Os jogadores recolhem aos balneários e, na subida ao relvado para a segunda parte, parece ver-se um pouco daquilo que se assistiu na primeira parte. Desta vez, pareciam ambas as equipas oscilar entre os rasgões no ataque e o desvanecer do ataque. A posse de bola era repartida e evidenciava-se a luta também impulsionada com as substituições efectuadas por ambas as equipas.

Malafaia parece a mais significativa no comando varzinista e a saída de Ivanildo também acaba por ser uma boa opção para os gilistas pelo desgaste do jogador.

O Varzim avança no segundo tempo perante um Gil mais passivo e com mais dificuldades em ultrapassar o meio-campo. As faltas tomam conta da partida… é a sucessão. É a equipa da casa quem volta a colocar-se na frente do marcador. O goleiro? Yazalde.

O jogador, que tem grandes probabilidades de rumar ao Braga, volta a assinalar um tento para o Varzim. Canto apontado por Telmo e o camisola 14 pontapeia ao golo (72’). Nos minutos subsequentes, o Gil volta a transformar o meio campo, primeiro com a entrada de Hugo para o lugar de João Pedro e depois pela entrada e saída dos vermelhos. João Vilela dá lugar ao também ex-benfiquista João Coimbra.


As mudanças em campo não são muitas, mas ao minuto 79’ vê-se o Gil chegar ao empate justamente por Hugo, na sequência de cruzamento de Igor Souza.




Dois igual no Estádio do Varzim SC e a euforia extasiante começa a comandar o jogo, visto que ambas as equipas visavam vencer a partida.

Perto do minuto 90’, Alexandre acumula amarelos e é expulso, ficando a formação gilista favorecida no que concerne ao número de homens em campo.

O Varzim segue o trajecto do Gil e também esgota as substituições. No entanto, a mais valia de superioridade numérica não é um elemento que a formação de Barcelos não deixa de aproveitar e chega assim ao golo da vitória. Rodrigo Galo aponta o canto e William aponta para as redes de Marafona, deixando o guardião sem hipótese de defesa (2-3).




Uma vitória ansiada que faz ascender o plantel de Manuel Ribeiro ao quarto lugar, uma posição cada vez mais próxima da cimeira onde se encontra o Olhanense com mais quatro pontos.

Substituições
45’ Nelsinho sai e entra Miran para o Varzim
55’ André sai e entra Malafaia para o Varzim
58’ Ivanildo sai e entra Kalaba para o Gil Vicente
74’ João Pedro sai e entra Hugo Monteiro para o Gil Vicente
78’ João Vilela sai e entra João Coimbra para o Gil Vicente
90’ Nuno Rocha sai e entra Pedro Santos para o Varzim
Golos
37’, 74’ Yazalde
45’+1 Hermes
80’ Hugo
90’+2 William

Cartões:Amarelos
24’ João Vilela
26’ Pedro Ribeiro
33’ Alexandre
37’ William
73’ Tiago Costa
75’ Kalaba
81’ Hugo
89’ Alexandre
A(s) Figura(s)
Hugo e William pelo Gil Vicente
