Sunday, March 21, 2010

Um dia para ficar na lembrança

O dia do idoso foi celebrado, hoje, na freguesia de Guifões.

Os dois lares de idosos da vila (o Centro Cultural de Solidariedade e a Associação Social e de Desenvolvimento) uniram-se em parceria a fim de realizarem uma festa de homenagem, no dia mais importante do ano das pessoas com mais idade. O evento teve lugar no salão paroquial de Guifões e contou com um discurso de abertura por parte do padre Américo.

O convívio começou pouco depois das 16.15h com o coro e seguiram-se actividades praticadas pelos associados dos dois lares: Tai-Chi, dança e ginástica.


No final, esperava por todos um lanche possível de preparar pela boa vontade e prestação de pessoas envolvidas na paróquia.

As conversas recaiam sobre o facto de o Tai-chi ter reunido as condições para um melhor espectáculo visual pela coordenação sincrónica de movimentos.

Vidas reunidas num mesmo espaço permitiram a partilha de experiências e uma tarde bem passada no entrelace de dedicação por parte de todos.

Anabela da Silva Maganinho

Saturday, March 20, 2010

Por terra e por mar as construções de Luís Fortunato e José Oliveira

Terminou, hoje, a exposição "Réplicas de barcos de pescas e miniaturas das capelas de Leça da Palmeira" patente no salão nobre da Junta de Freguesia de Matosinhos.
Luís Fortunato e José Oliveira foram os protagonistas que deram as mãos a construções que vão sendo conhecidas por entre o público regional.
Luís Fortunato é oriundo da Póvoa de Varzim e reside em Leça da Palmeira.
A paixão pelos barcos reflecte-se nas obras que expõe. Um valor incalculável de dedicação ao pormenor de cada embarcação não revela o muito tempo que as construções envolvem. Obras de alto mar que acabam por trazer lembranças de outros tempos a quem por lá passa. Actualmente, encontra-se a trabalhar no "Sagres", restando apenas alguns elementos interiores para o finalizar.
José Oliveira tem as suas origens em Matosinhos, apesar de residir em Leça da Palmeira.
Reproduções de igrejas e capelas de Leça integram o núcleo do seu repertório. Um apreço pelo património arquitectónico religioso trouxeram uma nova perspectiva a este artesão. Os interiores esculpidos de forma minuciosa encantaram o olhar dos visitantes. No que concerne a novidades, foi lançado a José o desafio de erigir a Igreja do Senhor de Matosinhos.


Dois amigos mostraram o trabalho que lhes ocupa os dias a todos os que quiseram comparecer ao recinto. Luís e José esperam, agora, por novas iniciativas de promoção ao artesanato matosinhense.

Anabela da Silva Maganinho

Monday, March 15, 2010

Mais três pontos na mesma posição

O Freixieiro venceu a Fundação por 3-1, ontem, no Pavilhão Multiusos de Matosinhos, apesar de estar a perder por 0-1 ao intervalo.
Para o final de tarde de domingo era esperado mais um grande embate de futsal. Desta vez, um encontro que opunha o Freixieiro à Fundação Jorge Antunes.
Ambas as equipas entraram em campo com o mesmo objectivo que comanda as partidas de futsal. O primeiro remate de destaque surgiu por entre a Fundação, mas Ivan conseguiu mostrar elasticidade pronta para a defesa (2’). Num jogo equilibrado, o minuto 8 acabou por ver uma grande oportunidade para o Freixieiro.

Primeiro Nené, depois Ricardo e Eric mostraram tentativas directas para o golo.
Miguel Almeida também desperdiça uma oportunidade para a Fundação por um remate forte, todavia, que encaminha a bola para fora.
Tiago revelou-se no decorrer deste jogo e, num sprint pelo terreno de jogo, acaba por ver o remate cortado, dando origem a canto. O Freixieiro começa a descobrir alguns espaços e vai ganhando maior posse de bola.

A dois minutos do intervalo, o árbitro assinala falta sobre o jogador da Fundação que derrubou Tiago. Na cobrança de livre, a bola bate em Ivan e a oportunidade passa ao lado. A inauguração do marcador foi visível pelo golo de Gabriel. O camisola 7 finaliza da melhor forma uma combinação de jogo e estabelece o 0-1 nos segundos finais.

No segundo tempo, o Freixieiro entra mais determinado até porque tinha de correr contra o resultado. Nené vai tentado a armação de jogo e, contrariamente ao que aconteceu nos 20 minutos anteriores, a bola foi rolando para a baliza de Vitor Hugo (que entrou após o intervalo para substituir Toni). Aos 24’, Eskerda faz falta sobre André e acaba por ver a cartolina amarela. A cobrança não saiu da melhor forma, porém, o golo da formação de Joaquim Brito estava prestes a nascer e Nené foi o protagonista do golo da igualdade(25’).


Luís tenta progredir em campo e numa disposição com Eric tentam colocar a bola dentro da baliza. Eric tenta o pontapeamento directo, mas Vitor Hugo foi eficaz. No entanto, a equipa da casa não estava disposta a ficar-se pelo empate e eis que num cruzamento de lances, Tiago surpreende todos com um toque de calcanhar subtil que determina o 2-1 (28’).

A 7 minutos do término, foi a vez de Eric marcar o tento que destaca o Freixieiro (33’). A Fundação ainda tentava os remates, designadamente por intermédio de Miguel Almeida, mas Rui Gonçalves defendeu sempre de pronto.

A três minutos do apito final, a Fundação aposta no cinco contra quatro, só que sem resultado. Pelo Freixieiro, Luís também remata muito perto da baliza de Victor Hugo, todavia, Paulo Leite retira a bola na linha.



Cinco inicial do Freixieiro: Rui Gonçalves, Nené, Ivan, Paulinho, Ricardinho.

Cinco inicial da Fundação: Toni, Gabriel, Paulo Leite, Eskerda, Miguel Almeida.


Cartões:

Amarelos

17’ Rui Gonçalves (AR Freixieiro)

19’ André (AR Freixieiro)

24’ Ramada (Fundação Jorge Antunes)

36’ Ivan (AR Freixieiro)

37’ Nené (AR Freixieiro)

39’ Gabriel (Fundação Jorge Antunes)





Homem do Jogo:

Tiago


Anabela da Silva Maganinho