O Freixieiro saiu derrotado do encontro de hoje frente ao Belenenses por 2-4. A formação de Alípio Matos revelou-se superior, principalmente no segundo tempo, e esta vitória afirma o Belenenses no topo da tabela classificativa do campeonato nacional. Joaquim Brito colocou Rui Gonçalves no cinco inicial, a grande novidade deste ano, e viu Ivan na defensiva e na ofensiva em destaque.
O primeiro grande remate do Freixieiro surge, justamente, por intermédio de Ivan. Um pontapeamento forte, mas que sai ao lado da baliza de Marcão (3’). Pelo Belenenses, Jardel remata directo para as mãos de Rui Gonçalves. Aos cinco minutos, Cary efectua um remate de ponta, dando a vez a Marcelinho e a Jardel que formam a dupla do minuto 6. A parceria dos jogadores de Belém resulta num lance ofensivo que o guardião de Matosinhos ampara com o peito.
Os lances de contra-ataque abrem uma nova possibilidade para o Freixieiro. O contra-ataque de Paulinho parece querer culminar no primeiro golo do encontro, mas o camisola 10 acaba por não receber a assistência eficaz e Marcão defende. Jardel volta a protagonizar mais um grande lance para o Belenenses (7’); porém, a bola não queria entrar nas redes. Ricardo insiste ao ritmo de Paulinho no contra-ataque para defesa de Marcão.
Antes do minuto 10, Paulinho tenta o golo para o Belenenses, sem sucesso para os adeptos da «fúria azul». No entanto, não tardava o golo dos visitantes. Paulo Henrique estreia o marcador, ao fazer o 0-1. Numa jogada entre Pedro Cary e Marcelinho, o camisola 4 puxa o pé para um remate de longa distância e é Paulo Henrique que desvia a bola para bater Rui Gonçalves (12’).
Novos ensaios de contra-ataque entre Tiago e Nené, face a ataques de Marcelinho acabam por culminar numa falta do camisola 4 sobre Tiago.
O jogo encaminhava-se para o final do primeiro tempo quando Ricardo cobra o livre e faz o 1-1. Nené sofre falta e é Ricardo quem estabelece a igualdade.
O segundo tempo começa com posse de bola para o Belenenses. Nené ainda tenta o remate, mas é travado por Bibi. Durante os restantes 20 minutos de jogo vê-se um controlo de bola superior por parte da formação de Alípio Matos. Logo aos 24’, Jardel coloca o Belenenses na frente (1-2), segue-se, no minuto seguinte, o golo de Paulinho (1-3).
O Freixieiro corre pelo atraso ao ver Nené concretizar o 2-3 (26’). Era a esperança que se via nos olhos dos adeptos matosinhenses; contudo, o golo do Belenenses, ao minuto 36, uma coordenação entre Paulinho, Cary e Jardel acaba por determinar o resultado final (2-4). Jardel bisa no encontro e coloca o Belenenses na frente com margem de dois golos.
Amarelos:
14’ Marcelinho (CF Belenenses)
21’ Bibi (CF Belenenses)
34’ Jardel (CF Belenenses)
O AR Freixieiro alinhou de início com: Rui Gonçalves, Ricardo, Paulinho, Nené, Ivan.
O CF Belenenses fez-se alinhar com: Marcão, Jardel, Marcelinho, Paulo Henrique, Pedro Cary.
Homem do Jogo:
Jardel (CF Belenenses)
Anabela da Silva Maganinho