Sunday, September 27, 2009

De volta ao jogo

O Freixieiro goleou o Boticas, ontem, por 7-3. A formação de Matosinhos entrou imparável numa primeira parte cheia de bom futsal. Na segunda parte, o Boticas criou alguma resistência, retendo-se maior posse de bola para a equipa visitante.

O primeiro lance ofensivo parte do Freixieiro. Nené corre para a baliza de Kleber, mas o guarda-redes do Boticas estava pronto. Ivan segue a ideia de Néne, no entanto, o remate sai muito por cima. Aos 3’, Davide assusta Piu com um pontapeamento que se desloca para o lado das redes. Ricardo dá mais um avanço para o Freixieiro com um remate de frente para a baliza defendido por Kleber. Não tardava o golo de estreia do encontro, um tento de Ivan que colocaria o Freixieiro na frente. Nené ainda estava ao canto da baliza pronto a rematar, mas Ivan é eficaz sem necessitar de assistência (5’). Nem um minuto passava e Luís fazia o segundo. Ricardo efectua o passe para Ivan, Luís remata e marca o segundo golo do Freixieiro. O Boticas não se deslocava a Matosinhos para perder e pedia tempo de forma a renovar a táctica. Surge, então, uma oportunidade para o Boticas, mas sem êxito. O Freixieiro volta ao ataque por Ivan num remate forte ao lado. Ao minuto 8, o Boticas perde uma grande oportunidade ao falhar o golo que poderia reduzir a vantagem. No mesmo minuto, Davide vê a cartolina amarela por simulação. Na conversão, nasce mais um golo do Freixieiro. Nené faz o 3-0. Aos 10’, é Paulinho quem recebe o amarelo, por engano pois a falta foi Tiago que cometeu. O Boticas tenta aproveitar a oportunidade que Piu defende. A sete minutos do final do primeiro tempo, o Boticas começa a subir um pouco, todavia, nada de eficácia a ser vista. Mais um golo era conseguido pelo Frexieiro, desta vez protagonizado por Daniel aos 16’ (4-0). No mesmo minuto, o Boticas chega ao primeiro golo. Piu estava ao ataque e num remate perante baliza aberta, o Boticas vê o marcador mudar. Um momento pouco festejado que parecia adivinhar o quinto para o Freixo. Daniel bisa ao fazer o 5-1. O Boticas decide avançar com o jogador volante e vê-se mais Boticas nesses instantes, pelo menos no que concerne à posse de bola. No contra-ataque, Luís falha um golo de frente à baliza (18’) e até ao final pouco mais se vê.

Golo de Ivan
Golo de Luís
Lance que dá origem ao golo de DanDan

No segundo tempo, o Boticas continua o que ia fazendo nos últimos instantes do primeiro tempo e segura mais a bola na dianteira. De assinalar o tento ao poste, ao minuto 27, e ao minuto 30 o remate que Piu defende. O golo dos visitantes aparece ao minuto 32, um golo inesperado por parte do Freixo (5-2). Vê-se um Freixieiro distinto neste segundo tempo. Mais tranquilo e mais arrastado pelo jogo de outrem. O Boticas acaba por sofrer o conceito de «falta de sorte» com inúmeros lances de ataque e algumas bolas nas mãos do guardião Piu ou no poste/trave. Ao minuto 33, Nené concretiza o seu segundo golo na partida. Dois minutos depois, é o mesmo Nené quem efectua o passe para o golo de Ivan. Ivan Dias faz o 7-2 e, para o término do jogo, há a assinalar o terceiro golo do Boticas que fecha o resultado: 7-3 a 53 segundos do apito.


Os golos do Freixo surgem

Após a derrota frente ao Benfica, o Freixieiro vai agora começar a preparar a deslocação a Belém que será já o encontro da próxima jornada.


A equipa da ARF alinhou de início com: Ricardo, Nené, Luís, Ivan e Piu. Já o GDB teve o cinco composto por: Lincon, Davide, Dudu, Isac e Kleber.

Amarelos:


8’ Davide (GDB)

10’ Paulinho (ARF)

16’ Dudu (GDB)

19’ Douglas (GDB)


Homem do Jogo:
Nené


Anabela da Silva Maganinho

Friday, September 25, 2009

Portugal-Espanha na fase de grupos do Europeu 2010

Imagem extraída de uefa.com

O sorteio para o Campeonato da Europa 2010 de Futsal realizou-se, ontem, na Hungria. Portugal terá pela frente a Espanha, como já se poderia esperar, e, por isso, a prova vai ser de fogo entre os lusos e os actuais campeões. Para além da Espanha, Portugal defrontará a Bielorrússia e fecham, desta maneira, o grupo D.

A Hungria encontrará a República Checa e o Azerbaijão, no grupo A. Na sorte da Itália calharam a Bélgica e a Ucrânia (grupo B) e fecham o grupo C a Rússia, a Sérvia e a Eslovénia.
O grupo A e o grupo C ficarão por Budapeste, já os grupos B e D encontrar-se-ão na Debrecen's Főnix Arena de 19 a 24 de Janeiro. Os quartos-final, a contar com as duas melhores selecções de cada grupo, estão marcados para os dias 25 e 26 e as meias-final, a decorrer em Debrecen, agendaram-se para dia 28. A 30 de Janeiro ficaremos a saber quem foram os vencidos e os vencedores deste Campeonato Europeu.


Anabela da Silva Maganinho

Wednesday, September 23, 2009

Novas músicas

As novidades na música começam a surgir neste final de Verão. Os Blind Zero estão a preparar o novo álbum para lançar no próximo mês, os Delfins já vão dando os acordes para a despedida em Lisboa, no Coliseu, e a mais recente nova é a de que Miguel Gameiro está a gravar um álbum a solo. O vocalista dos Pólo Norte decide enveredar por uma sonoridade a solo, onde vai revelar algumas das músicas que tem vindo a compor. Podemos acompanhar este processo de inspiração e de gravação de Miguel Gameiro em

Anabela da Silva Maganinho

Saturday, September 19, 2009

Freixieiro não chega à luz




Cinco do Freixieiro: Ricardo, Nené, Luís, Ivan e Piu.

Cinco do Benfica: Gonçalo, César Paulo, Ricardinho, Pedro Costa e Bebé.


Homem do Jogo : Bebé (SL Benfica)


O Freixieiro não conseguiu, hoje, a conquista dos três pontos frente ao Benfica. A formação da Luz vinha moralizada da conquista do campeonato, da Taça e da Supertaça, não obstante à vitória alcançada já esta época. O Freixieiro, no início de época, venceu o Torneio Mário Brito e arrecadou uma vitória na semana transacta frente ao Olivais.



No Pavilhão dos Congressos, o grande embate estava para começar às 15horas. Freixieiro e Benfica entraram lado-a-lado com a equipa de arbitragem, liderada por Paraty, a meio.

O primeiro remate do jogo foi protagonizado por Ricardinho. O camisola 10 encetava nas manobras com a bola e chegava primeiro ao remate. Cinco minutos decorridos do primeiro tempo, Nené rematava à baliza de Bebé, mas o lance sai muito a cima da barra. O Benfica volta a um novo lance de perigo (7’) e na recarga Ricardinho acaba por não bater Piu. O Benfica começa a subir no terreno e Piu acaba por ser o mais pronto até aos 10’ altura em que surge o primeiro golo. Joel assinala o primeiro tento da formação de André Lima. O Freixieiro ainda tenta correr para a igualdade por intermédio de Tiago, mas o jovem jogador atira ao lado. Logo de seguida nasce o segundo golo do Benfica: Pedro Costa alarga a distância do Benfica. Mais um golo do clube da Luz se seguia ao de Pedro, desta vez Davi assinala o tento. O ex-sportinguista acaba por conseguir um remate defronte para a baliza e estabelece o 3-0 para os visitantes. Parecia que o resultado estava fixado, pelo menos nesta primeira parte. No entanto, Paulinho ainda tenta um lance de perigo que sai ao lado e assim rola a bola até ao apito do final.

No segundo tempo, o Freixieiro entra com outra moralidade, porventura mais destemido face ao jogo de grande pressão. Os primeiros minutos marcam uma progressão no ataque até que ao minuto 28’ Nené reduz a vantagem ao marcar um golo pelo Freixieiro.
Tiago acaba por seguir as pisadas do experiente companheiro e faz o seu primeiro golo enquanto sénior (29’). O Freixieiro ganhava uma nova esperança com estes dois golos e acredita, pelo menos, no empate. Daniel tenta o remate diante de Bebé, mas Marinho, a nova aquisição do Benfica, esteve pronto.

A bola passa, de novo, para o Benfica e Ricardinho volta a dar nas vistas para defesa de Piu. Volta o Benfica a subir no jogo e adivinhava-se mais um golo.

Joel marca o livre e daí resulta mais um golo para os encarnados (32) marcado por Gonçalo.
O Benfica mostra alguma superioridade – que em muito se deve ao guarda-redes Bebé ao longo do encontro – e mais um golo estava feito.
O Freixieiro ainda consegue encurtar a vantagem pelo remate de Ivan (3-4). Porém, dois minutos depois Rocha é chamado à baliza do Freixieiro para amparar um lance de Ricardinho e o resultado foi eficácia total. Rocha intervém na perfeição não permitindo mais um golo do Benfica.

A alguns minutos do término, o Freixieiro continuava a acreditar no empate. Um sol de pouca dura, visto que o tempo ia-se esgotando. Chegados ao minuto final, Joaquim Brito ensaiava lances de concretização, só que quem concretizou acabou por ser o Benfica.

Zé Maria fechava o resultado (3-5) a 48 segundos do final.

Com este resultado, o Benfica soma e segue na tabela e os adeptos continuam a ter razões para o dito «ninguém pára o Benfica». Na próxima jornada, o Freixieiro recebe o Boticas e o Benfica recebe o Sporting.





Amarelos:

14’ Ricardinho

14’ Paulinho

17’ Gonçalo

34’ Joel




Anabela da Silva Maganinho