Wednesday, May 30, 2007

Já não sabem fazer contas?


A Greve Geral do país decorreu hoje por todo o País, não se sabendo ainda qual a verdadeira adesão.
No metro, a linha D este desde manhã cedo condicionada. Estes transportes sobre carris estavam a funcionar pela metade, detectando-se a maior falha no sector dos computadores que acabaram por só activar os contadores de tempo à tarde. Este factor acabou por despoletar o atraso, porque "os veículos andavam um pouco à sorte", declara um segurança do recinto.
Ao início da noite, o Governo e a CGTP apresentou o resultado da greve.
O primeiro não dá significativo valor à paralização; em contrapartida, a CGTP salienta o facto de ter contado com uma adesão maioritária.
Não obstante, acusa o Governo de manipular números.
imagem extraida do site oficial da Metro do Porto
E como em todos os movimentos grevistas, suscita a questão: afinal qual é o balanço? Quem tem razão?

Anabela da Silva Maganinho

Tuesday, May 29, 2007

Quando o velho tem tanto de novo para mostrar









Montemor-o-velho é um pequeno espaço territorial que muitas pessoas ainda desconhecem.
Vejam o que de delicioso pode um mesmo lugar conter.




O Europaradise, mesmo na colina desta localidade, pode despertar-nos grandes momentos de e proporcionar-nos uma descontracção plena entre a fauna e flora.



























































Dos animais para a zona histórica...
O castelo de Montemor-o-Velho é, definitivamente, um grande marco da região pela carga histórica que transporta.



Lá combateram os fortes, nasceram personalidades e pessoas prometem a união em comum.



























A igreja onde as santas expostas despoletam nas pessoas que por ali passam grande adoração



E acreditem que a paisagem é magnífica... para que possamos dela disfrutar.

O "Prefácio" de Ricardo Azevedo



Ricardo Azevedo, ex-vocalista da banda EzSpecial, lança o álbum de estreia a solo “Prefácio”, a 1 de Junho, no Cine-teatro António Lamoso.
Ricardo já apresentou álbum no programa da TVI “Você na TV”. Uma composição cantada em português, que conta com participações especiais e com a expressão de um estilo pop-rock.
A partir do dia 28 do corrente podemos encontrar o álbum disponível nas discotecas de todo o país.








Anabela da Silva Maganinho

Monday, May 28, 2007

A lenda sai à rua


O Senhor de Matosinhos, iniciado no Domingo último, culminou com a procissão do Santo que dá nome à romaria.
Uma réplica daquela que podemos encontrar na Igreja Matriz foi levada à rua, ontem pelas 16horas, em procissão pelas ruas principais da cidade de Matosinhos.

Após 40 anos desde a última saída, a procissão erigiu-se da Igreja rumo ao Senhor do Padrão, local onde a lenda se enceta. Os fiéis foram conduzidos por uma cerimónia simples mas repleta de emoções que atraíram diversas pessoas, habitantes ou não, pelo tributo que irá decorrer anualmente.



Presenças ilustres como a do Presidente da Câmara de Matosinhos - Guilherme Pinto - assinalaram a sua presença


Anabela da Silva Maganinho

Friday, May 25, 2007

Quando as luzes não se apagam

Penso que o João Vilela não se importará de ver aqui a sua foto com o grande amigo
Relembro à esquerda Bruno Baião


Bruno Baião, o malogrado jogador do Benfica, que no ano de 2004 deixou as estrelas que conviviam consigo rumo às mais brilhantes e fiéis, não deixa de ser lembrado. No dia 15 mais um ano passou sobre o falecimento de uma promissora figura do futebol nacional.
2004 foi, efectivamente um ano de luto. Não podemos parar o tempo e, por isso, também as pessoas que realmente têm valor hão-de ser sempre recordadas onde quer que esteja.
Porque há sempre um luz que brilha no fundo do túnel.

Wednesday, May 23, 2007

Um eu subentendido

Efectivamente é complicado quando mais cego é aquele que não quer ver. Há pessoas que, pensara eu, serem amigas. Apesar dos atropelos fiz tábua raza a todos esses aspectos e prossegui toda a minha vida.
Hoje, após constantes alertas, chego à conclusão desta verdade absoluta - Mais cego é aquele que não quer ver. Calcaram o meu espaço e houve até quem se aproximasse por interesses que ainda hoje não identifico como plausíveis. Mas como aparentemente «não se passava nada» continuei o meu caminho.
Conheci e tenho vindo a conhecer profissionais que, acima de tudo, são PESSOAS e que me têm surpreendido em muito. Nunca quis ultrapassar alguém porque foram e continuam a ser esses ensinamentos que me transmitem e , como alguém sábio já disse, mais vale ter um carro em segunda mão e andar tranquilo a olhar no espelho. Não quero vingar por intermédio forçoso mas pelo valor que tenho.
Organizei, como referi em outro post, as Jornadas de Comunicação Social, sei que, pelo facto de organizar sozinha, ao nível de alunos, veio a gerar alguma controvérsia mas mais uma vez não vejo qual o problema. A interacção e apoio do Prof Villares e da D. Rosalina foram fulcrais na consecução de tão boas Jornadas. Desde já aqui agradeço novamente. Obviamente que o contacto do Prof Daniel Catalão também foi importante, não desprestigiando os colegas de turma que ajudaram no dia da recepção na condução dos alunos de comunicação para a sala, no controle de presenças ou na atenção ao funcionamento do auditório no decorrer das jornadas.
Foi um trabalho que exigiu empenho da minha parte mas que estou disposta a repetir pelo prazer de contactar com grandes referências, para mim, e, não obstante, pelo sucesso de tudo ter corrido bem e da assistência ter sido bastante boa.
O trabalho que tenho realizado tem-me dado muitas alegrias e a possibilidade de contactar com pessoas que admiro e que conseguem conquistar a minha empatia e verdadeira aspiração. Não me fazem desiludir com o jornalismo e me incentivam a afirmar-me.
Porventura, chego a mostrar uma máscara, a máscara que transparece as marcas da vida e que guarda as feridas, como esta. Um máscara, contudo, límpida e sem qualquer falsidade. A fama não me ilude, apenas me convencer aqueles que me conseguem «olhar de frente» sem qualquer problema.
Nunca recorri a adaptações e espero nunca vir a fazê-lo, pois, como outrora um grande sábio me disse, antes um carro em segunda mão e a consciência tranquila para me confrontar com o espelho.
Sou quem sou e apenas quero conquistar o meu lugar. Ter aquilo que é meu e consegui-lo acima de tudo com mérito próprio, por aquilo que faço.
A partir deste momento, apenas entra no meu espaço quem eu deixar, como talvez já o devesse ter feito há muito mas nunca fui capaz, quem conseguir ver aquilo que há por detrás da máscara.


Obrigada a todos aqueles que vêem a Anabela.
Família, Pedro, Dani, Ana, Prof Villares, Prof. Oliveira e os outros que sabem quem são e quem não o são.

Saturday, May 19, 2007

O primeiro de todos os artigos... e talvez o mais memorável...

Um ano depois

Após um ano do falecimento de Miklos Féher, o Sport Lisboa e Benfica tal como todo o País irá recordar o trágico incidente decorrido a 25 de Janeiro de 2004 durante uma partido de futebol em Guimarães no qual o resultado acabou por ser satisfatório para a equipa visitante.


No dia 25 de Janeiro celebra-se exactamente um ano posteriormente à morte de um jogador que todos presenciamos enquanto decorriam os últimos minutos da partida entre o Vitória de Guimarães e o Benfica no estádio D. Afonso Henriques.
Eram 21horas e 32 minutos quando Miklos Féher caiu inanimado no relvado para desespero de todos.
Transportado directamente para o hospital de Guimarães pelo Inem, o jogador húngaro dava sinais de lutar até dar entrada, pelas 21.45h no mesmo.
As tentativas de reanimação foram inválidas, tal como todo o esforço exercido... eram 23.10h quando o responsável pela instituição hospitalar declarou o óbito.
O inevitável aconteceu para tristeza de todos nós.
O País que, apesar de não ser o seu foi onde se conceituou, ficou de luto pelas circunstâncias em que tudo se passou.
Os dias que se seguiram postumamente foram de lágrimas e dor, não só para a família, amigos, e companheiros, como também para conhecidos e desconhecidos anónimos.
A Luz inundou-se de pesar até o corpo ter sido transladado para a cidade-natal do jogador encarnado, Gyor (Hungria), para o cemitério de Seabadi Uti.
Seguiram-se homenagens por parte do Clube em que Féher jogava e muito se orgulhava disso.
Um ano após esta tragédia, à qual muitas outras se seguiram, podemos considerar que a sua Instituição continua a lembrar a sua ausência, e a saudade predomina em todos aqueles que o acompanharam durante o seu trajecto não só pessoal e afectivo como, sobretudo, profissional. Após a camisola 29 ter sido consagrada somente de Miklos Feher não podendo mais nenhum jogador escolhe-la, segundo o jornal “A Bola” online de 17 de Dezembro, o Sport Lisboa e Benfica pretende homenagear mais uma vez o malogrado jogador edificando um busto no Estádio da Luz precisamente no dia 25 de Janeiro, que como referi, é o dia em que se completa o primeiro ano do seu falecimento.

Post Scriptum

Aproveito este espaço para colocar entrevistas que, apesar de terem sido realizadas há já algum tempo, não foram publicadas no jornal online "Superior". Assim, aproveito também para agradecer a todos os que me proporcionaram momentos bons, óptimos ou inesquecíveis até. A cada passo colocarei aqui as entrevistas todoas que tenho realizado.

As festas mais aguardadas do Porto chegaram

As comemorações de mais um ano da Festa do Senhor de Matosinhos começam no próximo Domingo, dia 18, e prometem o acolhimento de, como é habitual, milhares de pessoas à cidade de Matosinhos.


O programa já se encontra ao dispor e dele fazem parte música e eventos do Município e da Rádio Clube de Matosinhos (RCM).


A feira da Louça ou a Exposição dos 100 anos do Leixões SC são duas das ocorrências mais incisivas no processo inicial da Festa.


A antecipar as festividades, hoje, pelas 21.30h, os Souls of Fire - oriundos de Leça da palmeira - actuarão no Parque 25 de Abril.


Seguem-se noites de fado, folclore, espaços infantis e outras iniciativas.

Rui Tato


No dia 26, Rui Tato animará o espaço com o mais recente álbum e, no fim-de-semana posterior, a Rui Bandeira e Xtasy caberá a animação do encerramento.
Pelo 4º ano consecutivo, J.A., Tatoo, Miguel e Helder proporcionarão momentos extasiantes aos Matosinhenses e a todos os que por lá passarem.

Xtasy no ano passado em Matosinhos: Tatoo, J.A., Helder, Miguel (E Pipoca)

Anabela da Silva Maganinho

A... Amarante... Amadeo


Amarante é uma cidade para muitos esquecida. Pois, para esses que não se lembram dos seus encantos, aqui mostro alguns momentos, ainda que estáticos, de quão belo se pode tornar um local.





A Igreja de S. Gonçalo

A rua comercial








S. Gonçalo de Amarante E a sua reconstrução do séculoXX

E o museu Amadeo Souza-Cardoso que, no dia de ontem, a entrada era grátis, justamente por se comemorar o dia dos Museus.




Amadeo uma figura incontornável das artes do séculoXX

No interior do museu, podemos ver ...






Eugénio de Andrade e Miguel Torga











E nas salas não esqueçamos das exposições temporárias... ou permanentes como do tão aclamado Amadeo Souza Cardoso.


Aqui estão aguns dos quadros que podem ser vistos como componentes da sua obra na pintura.


"Retrato de Ferraz de Andrade"


Retrato de D. Manuel II




E já agora... porque não dizer que Amarante é a terra de figuras ilustres do futebol nacional e internacional: Nuno Gomes e Ricardo Carvalho.





Ricardo Carvalho antes de ir para o Chelsea

Anabela da Silva Maganinho

Baiona com um paraíso perdido










Baiona é um destino a não perder.


Imaginem o que pode ser um Parque de Campismo em que os Bungalows têm tal vista...





Mas e porque os incidentes acontecem... um cavalo acabou por dar à costa nas imediações da praia de Baiona.









Quando forem a Baiona apreciem o porto e os momentos que marcam o pouco da história deste local...

E uma curiosidade... Sabem que existem o Restaurante ISLA?!









Já não falando em, a caminho de Portugal, ser imperdível o Santuário de Santa Tecla.


E Portugal, mesmo do ladinho de lá.









Anabela da Silva Maganinho